MENU

Where the world comes to study the Bible

4. As Epístolas Paulinas

Related Media

Finda a análise dos livros históricos (os Evangelhos e Actos), chegamos agora às vinte e uma epístolas do Novo Testamento, vinte e duas caso Revelação seja considerada uma epístola (que é, na realidade [veja Rv. 1:4]). Devido à sua natureza apocalíptica distinta, contudo, distinguimo-la nesta análise como O Livro Profético do Novo Testamento. As Epístolas são geralmente divididas em Epístolas Paulinas e Não-Paulinas (Gerais). As epístolas de Paulo recaem sobre duas categorias: nove epístolas escritas a igrejas (de Romanos a 2 Tessalonicenses) e quatro epístolas pastorais e pessoais (1 e 2 Timóteo, Tito e Filémon). Seguem-se depois oito epístolas Cristãs Hebraicas (de Hebreus a Judas). Naturalmente, levantar-se-iam muitas questões acerca do significado e aplicabilidade do evangelho para os cristãos. Assim, as Epístolas respondem a estas perguntas, providenciam a interpretação da pessoa e obra de Cristo e aplicam a verdade do evangelho aos crentes.

Contexto Pessoal de Paulo

Durante muitos anos, Paulo foi conhecido como Saulo de Tarso. Nasceu no seio de uma família de judeus na cidade de Tarso da Cilícia. Não só era judeu como também, segundo o seu próprio testemunho, era fariseu e filho de fariseus (Actos 23:6), hebreu de hebreus (falava hebraico ou aramaico), pertencente à tribo de Benjamim (Fl. 3:4-5) e fora, evidentemente, instruído no ofício do fabrico de tendas durante a juventude (Actos 18:3). Decerto ainda jovem, partiu para Jerusalém e, de acordo com o seu próprio testemunho, estudou sob a direcção do conhecido Gamaliel I, um notável professor na Escola de Hilel (Actos 22:3). Nos seus estudos, avançou na religião dos judeus para lá de muitos dos seus companheiros, extremamente zeloso pelas suas tradições ancestrais (Gl. 1:14).

O seu zelo enquanto religioso judeu estendeu-se na forma como procurava afincadamente perseguir a Igreja. Ainda um jovem fariseu, esteve presente quando Estêvão foi apedrejado e assassinado (Actos 7:58-8:3). Na sua campanha contra os cristãos, quer homens, quer mulheres, viajava com cartas de detenção da parte do sumo-sacerdote até outras cidades, a fim de destruir a Igreja de Jesus Cristo (Actos 26:10-11; Gl. 1:13). Foi numa destas missões, na estrada para Damasco, que se deu a conversão de Paulo.

Paulo também era grego por cultura, tendo evidentemente recebido uma educação grega (confira Actos 17:28; Tito 1:12). Mostrava ter conhecimento da cultura e modo de pensamento gregos. Enquanto estudante, estava familiarizado com muitas citações de escritores clássicos e contemporâneos. Adicionalmente, Paulo era cidadão romano, sendo romano de nascimento (Actos 22:28). Devido a isto, e enquanto cidadão de Roma, podia apelar a César aquando da sua detenção em Filipos (Actos 16:37-39).

Consequentemente, Paulo estava particularmente qualificado para ser o escolhido para levar a mensagem do evangelho aos gentios. Paulo poderia facilmente dizer: “Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns” (1 Co. 9:22).

Conversão de Paulo

Tendo perseguido a igreja de Jesus Cristo energética e consistentemente, Paulo teve, na viagem para Damasco, um encontro com o Cristo glorificado e ressuscitado, com efeitos revolucionários na sua vida.

Havia negado a afirmação cristã de que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. Para além disso, não acreditava que Ele se houvesse erguido dos mortos, como Estêvão afirmara ao clamar: “Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus” (Actos 7:56). “Mentiroso!”, gritaram, apedrejando-o. Paulo permaneceu ali e “consentiu na morte dele”. Mas, quando o Senhor Jesus falou a Saulo no dia da grande experiência fora de Damasco, ele soube que Estêvão estivera certo, e ele, errado. Afinal Jesus estava vivo! E, para além disso, devia ser o Filho de Deus. Por isso, proclamou Cristo como o Salvador nas sinagogas de Damasco.

...Embora a experiência tenha sido súbita e dramática, os efeitos persistiram. O impacto deverá ter obrigado a grandes ajustes psicológicos e intelectuais. Tal poderá bem justificar o período despendido na Arábia e em Damasco antes da sua primeira visita a Jerusalém (Gl. 1:16-19). Depois disso, regressou à sua terra natal e, durante um período de oito a dez anos, pouco se sabe acerca das suas actividades.1

Ênfases Distintas nas Epístolas de Paulo

Antes da perspectiva geral de cada uma das epístolas de Paulo, seria bom atentar, em poucas palavras, à ênfase e contribuições distintas de cada epístola.2

A Ênfase no Senhor Jesus:

  • Romanos: Cristo, o poder de Deus para nós.
  • 1 Coríntios: Cristo, a sabedoria de Deus para nós.
  • 2 Coríntios: Cristo, o conforto de Deus para nós.
  • Gálatas: Cristo, a justiça de Deus para nós.
  • Efésios: Cristo, as riquezas de Deus para nós.
  • Filipenses: Cristo, o carácter suficiente de Deus para nós.
  • Colossenses: Cristo, a plenitude de Deus para nós.
  • 1 Tessalonicenses: Cristo, a promessa de Deus para nós.
  • 2 Tessalonicenses: Cristo, a recompensa de Deus para nós.

A Ênfase na Mensagem Evangélica:

  • Romanos: O Evangelho e a sua mensagem.
  • 1 Coríntios: O Evangelho e o seu ministério.
  • 2 Coríntios: O Evangelho e os seus ministros.
  • Gálatas: O Evangelho e os seus mutiladores.
  • Efésios: O Evangelho e os seus lugares celestes.
  • Filipenses: O Evangelho e os seus lugares terrestres.
  • Colossenses: O Evangelho e as suas filosofias.
  • 1 Tessalonicenses: O Evangelho e o futuro da Igreja.
  • 2 Tessalonicenses: O Evangelho e o Anticristo.

A Ênfase do Evangelho sobre a União dos Fiéis:

  • Romanos: Em Cristo - justificação.
  • 1 Coríntios: Em Cristo - santificação.
  • 2 Coríntios: Em Cristo - consolação.
  • Gálatas: Em Cristo - libertação.
  • Efésios: Em Cristo - exaltação.
  • Filipenses: Em Cristo - regozijo.
  • Colossenses: Em Cristo - plenitude.
  • 1 Tessalonicenses: Em Cristo - tradução.
  • 2 Tessalonicenses: Em Cristo - compensação.

Romanos

Autor e Título:

Conforme a carta afirma, Paulo é o autor (veja 1:1). Praticamente sem nenhuma excepção, esta epístola tem sido atribuída a Paulo desde a Igreja primitiva. A carta contém um conjunto de referências históricas concordantes com factos conhecidos da vida de Paulo, e o conteúdo doutrinal do livro é consistente com os outros escritos do apóstolo, um facto rapidamente evidente após a comparação com as restantes cartas.

Alguns exemplos bastarão: a doutrina da justificação pela fé (Rm. 3:20-22; Gl. 2:16); a Igreja enquanto corpo de Cristo, designada para O representar e servir através de uma série de dons espirituais (Rm. 12; 1 Co. 12); a colecta para os santos pobres de Jerusalém (Rm. 15:25-28; 2 Co. 8-9). Compreensivelmente, Paulo faz menos referências a si mesmo e aos seus leitores em Romanos do que em 1 e 2 Coríntios e Gálatas, uma vez que não fundara a igreja de Roma nem a orientara na sua luta pela maturidade como fizera com as restantes.3

A única questão concernente à autoria circula à volta do capítulo 16. Ryrie escreve:

A menção pelo nome de 26 pessoas numa igreja que Paulo nunca visitara (e, particularmente, de Priscila e Áquila, mais recentemente associados com Éfeso, Actos 18:18-19) levou alguns estudiosos a considerar o capítulo 16 parte de uma epístola enviada a Éfeso. Seria natural, porém, que Paulo referisse, na comunicação com uma igreja que lhe era estranha, a sua relação com amigos em comum. Só há uma outra longa série de cumprimentos de Paulo, que se encontra em Colossenses – uma carta também enviada a uma igreja que não havia visitado.4

A epístola aos Romanos, que tem sido considerada a sua “obra-prima” ou “magnum opus”, deve o seu título ao facto de ter sido escrita para a igreja em Roma (1:7, 15). Paulo não estabeleceu a igreja em Roma mas, enquanto apóstolo dos gentios, desejava há muitos anos visitar os seus fiéis (15:22-23), de modo a poder enraizá-los melhor na fé e também lá anunciar o evangelho (1:13-15).

Ansioso por servir em Roma, escreveu aos romanos, preparando o caminho para a sua visita (15:14-17). Esta epístola foi escrita a partir de Corinto, enquanto se completava a colecta para os pobres na Palestina. De lá, partiu para Jerusalém a fim de entregar o dinheiro, planeando prosseguir em direcção a Roma e Espanha (15:24). Paulo acabou por ir a Roma, mas como prisioneiro. Parece que Febe, pertencente à igreja de Cêncris, perto de Corinto (16:1), terá levado a carta até Roma.

Data: 57-58 D.C.

A epístola aos Romanos foi escrita por volta de 57-58 d.C., mais provavelmente perto do final da sua terceira viagem missionária (Actos 18:23-21:14; veja também Rm. 15:19). Em vista da afirmação de Paulo em Rm. 15:26, parece que já recebera contribuições das igrejas da Macedónia e da Acaia (onde Corinto se localizava). Tal significa que já estivera em Corinto e, uma vez que ainda não estivera em Corinto quando escreveu a essa igreja (confira 1 Co. 16:1-4; 2 Co. 8-9), a redacção de Romanos deverá ter sucedido à de 1 e 2 Coríntios, datadas em torno de 55 d.C..

Tema e Propósito:

Ao contrário de algumas das suas outras epístolas, a carta aos Romanos não foi escrita para focar problemas específicos. Em vez disso, revelam-se três propósitos claros para a redacção de Romanos. O primeiro era simplesmente anunciar os planos de Paulo quanto a visitar Roma após o seu regresso a Jerusalém, preparando a igreja para a sua chegada (15:24, 28-29; confira Actos 19:21). Paulo queria informá-los dos seus planos, levando-os a antecipar e orar pelo cumprimento respectivo (15:30-32). Um segundo propósito era apresentar uma declaração completa e detalhada da mensagem evangélica que Deus o chamara a proclamar. O apóstolo não só estava pronto para “anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma” (1:15), mas também desejava que tivessem um entendimento claro do seu significado e implicações em todos os aspectos da vida – passado (justificação), presente (santificação) e futuro (glorificação). Um terceiro propósito está relacionado com as questões que naturalmente surgiriam entre os judeus e os cristãos gentios em Roma, tais como “qual é o efeito do evangelho sobre a Lei e rituais do Antigo Testamento, como a circuncisão?”. E em relação aos judeus? Deus colocou os judeus à parte? Será que Se esqueceu das Suas promessas para com os judeus? Assim, Paulo explica o plano de salvação de Deus para judeus e gentios.

O tema ou ideia-base de Paulo em Romanos são claramente expressos em 1:16-17. Nesses versículos, o apóstolo mostra de que forma Deus salva o pecador. Neles, são reunidos os grandes temas da epístola – o evangelho, o poder de Deus, a salvação, toda a gente, os que crêem, justiça de Deus, judeu e gentio. Ryrie apresenta um excelente resumo do tema e conteúdo respectivo:

Mais formal do que as restantes cartas de Paulo, Romanos expõe a doutrina da justificação pela fé (e suas implicações) de forma sistemática. O tema da epístola é a justiça de Deus (1:16-17). São discutidas várias doutrinas cristãs básicas: revelação natural (Rm. 1:19-20), universalidade do pecado (Rm. 3:9-20), justificação (Rm. 3:24), propiciação (Rm. 3:25), fé (Rm. 4:1), pecado original (Rm. 5:12), união com Cristo (Rm. 6:1), eleição e rejeição de Israel (Rm. 9-11), dons espirituais (Rm. 12:3-8) e respeito pela autoridade (Rm. 13:1-7).5

Palavras-Chave:

Várias formas das palavras “justo” e “justiça” encontram-se abundantemente espalhadas ao longo de Romanos. O substantivo grego dikaiosune, “justiça,” ocorre 34 vezes; o nome dikaioma, “um acto justo, absolvição, decreto,” cinco vezes; o termo dikaiokrisia (“julgamento justo”), uma; o adjectivo dikaios, “justo”, ocorre sete vezes; o nome dikaiosis, “justificação, absolvição,” duas vezes, e o verbo dikaioo, “declarar ou mostrar ser justo,” ocorre 15 vezes, num total de 64 ocorrências.

Versículos-Chave:

  • 1:16-17. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 1:17 Porque nele se descobre a justiça de Deus, de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da .6
  • 3:21-26. Mas agora se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas, 3:22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença; 3:23 porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 3:24 sendo justificados gratuitamente, pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, 3:25 ao qual Deus propôs para propiciação, pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 3:26 para demonstração da sua justiça, neste tempo presente, para que ele seja justo, e justificador daquele que tem fé em Jesus.
  • 6:1-4. Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? 6:2 De modo nenhum.  Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 6:3 Ou não sabeis que, todos quantos fomos baptizados em Jesus Cristo, fomos baptizados na sua morte? 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele, pelo baptismo, na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós, também, em novidade de vida.

Capítulos-Chave:

Seleccionar capítulos-chave em Romanos é verdadeiramente difícil pois, neste grande tratado de doutrina e respectiva aplicação na vida, desejar-se-ia dizer que todos os capítulos são importantes. Porém, destacam-se certamente duas secções do livro.

  • Os capítulos 3 - 5 destacam-se pelo seu ensinamento sobre a justificação pela graça, mediante fé em Cristo, independentemente das obras da lei. Em nenhum outro local o evangelho da graça é tão claramente exposto como nestes fantásticos capítulos. Neles se aprende como ser salvo da punição do pecado através da fé no dom de Deus, o Senhor Jesus.
  • Os capítulos 6 - 8 são talvez as passagens mais fundamentais da escritura para a vida espiritual. Estes capítulos magníficos respondem à pergunta de como experienciar a salvação de Deus do poder do pecado, através da união do crente com Cristo e o ministério do Espírito.

Como Cristo É Visto em Romanos:

Paulo apresenta Jesus Cristo como o Segundo Adão, cuja justiça e morte substituta providenciaram justificação a todos os que colocam n'Ele a sua fé. Ele oferece a Sua justiça como um dom gracioso ao homem pecaminoso, tendo suportado a condenação e ira de Deus pelo pecado humano. A Sua morte e ressurreição formam a base para a redenção, justificação, reconciliação, salvação e glorificação do crente.7

Plano Geral:

Com excepção da introdução (1:1-17), na qual Paulo também declara o seu tema, e da conclusão, onde apresenta mensagens pessoais e uma bênção (15:14-16:27), Romanos divide-se facilmente em três secções:

  • Os primeiros oito capítulos são doutrinais, esboços das doutrinas básicas do evangelho de uma justiça (justificação e santificação) de Deus através da fé.
  • Os três capítulos seguintes (9-11) são nacionais, descrevendo a interacção de Deus com judeus e gentios, bem como a relação de cada povo com o evangelho.
  • Os capítulos restantes (12-16) são práticos ou aplicáveis, na medida em que demonstram as implicações do evangelho na vida diária de um crente.

I. Introdução (1:1-17)

II. Condenação: A Necessidade de Justiça Por Causa da Universalidade do Pecado (1:18-3:20)

A. A Condenação do Homem Imoral (o Gentio) (1:18-32)

B. A Condenação do Homem Moral (2:1-16)

C. A Condenação do Homem Religioso (o Judeu) (2:17–3:8)

D. A Condenação de Todos os Homens (3:9-20)

III. Justificação: A Imputação da Justiça de Deus Através de Cristo (3:21 - 5:21)

A. A Descrição da Justiça (3:21-31)

B. A Ilustração da Justiça (4:1-25)

C. As Bênçãos da Justiça (5:1-11)

D. O Contraste entre Justiça e Condenação (5:12-21)

IV. Santificação: A Justiça Transmitida e Comunicada (6:1–8:39)

A. Santificação e Pecado (6:1-23)

B. Santificação e a Lei (7:1-25)

C. Santificação e o Espírito Santo (8:1-39)

V. Justificação: Judeus e Gentios, o Alcance da Justiça de Deus (9:1 - 11:36)

A. O Passado de Israel: A Eleição de Deus (9:1-29)

B. O Presente de Israel: A Rejeição de Deus (9:30–10:21)

C. O Futuro de Israel: A Restauração Providenciada por Deus (11:1-36)

VI. Aplicação: a Prática da Justiça no Serviço (12:1–15:13)

A. Em Relação a Deus (12:1-2)

B. Em Relação a Si Mesmo (12:3)

C. Em Relação à Igreja (12:4-8)

D. Em Relação à Sociedade (12:9-21)

E. Em Relação à Autoridade (13:1-14)

F. Em Relação a Outros Cristãos (14:1–15:13)

VII. Mensagens Pessoais e Bênção (15:14–16:27)

A. Os Planos de Paulo (15:14-33)

B. Cumprimentos Pessoais de Paulo (16:1-16)

C. A Conclusão e Bênção Final de Paulo (16:17-27)

Primeira Carta aos Coríntios

Autor e Título:

O facto de Paulo ser o autor desta epístola é apoiado tanto por evidência externa como interna. Desde o primeiro século (96 d.C.) e daí em diante, há evidência contínua e abundante relativa à autoria de Paulo. Clemente de Roma fala de 1 Coríntios como “a Epístola do abençoado Apóstolo Paulo” na sua Epístola aos Coríntios, e até citou 1 Coríntios a respeito das suas facções persistentes. A evidência interna é óbvia. O autor chama a si mesmo Paulo em diversos locais (confira 1:1; 16:21 e veja também 1:12-17; 3:4, 6, 22).

Escrita para a igreja em Corinto, esta epístola veio a ser conhecida por Pros Corinthious A, que, com efeito, significa Primeira aos Coríntios. O A ou alfa, primeira letra do alfabeto grego, corresponde indubitavelmente a uma adição posterior, destinada a distingui-la da Segunda aos Coríntios, que sucedeu a esta epístola num curto espaço de tempo.

Data: 55 D.C.

Paulo anunciou pela primeira vez o evangelho em Corinto aquando da sua segunda viagem missionária, por volta de 50 d.C.. Nesse local, viveu e trabalhou com Áquila e Priscila, que partilhavam o mesmo ofício dele – fabrico de tendas (Actos 18:3). Como era costume, Paulo começou por pregar na sinagoga, mas foi eventualmente expulso devido à oposição judaica. Contudo, limitou-se a passar para a porta ao lado, para a casa de Tício Justo, onde continuou o seu ministério (Actos 18:7). Embora acusado pelos judeus diante do governador romano Gálio (uma denúncia que foi rejeitada), Paulo passou 18 meses em Corinto (Actos 18:1-17; 1 Co. 2:3). Esta carta terá sido redigida por volta de 55 d.C., perto do fim dos três anos de residência de Paulo em Éfeso (confira 16:5-9; Actos 20:31). A partir da sua referência quanto a ter permanecido em Éfeso até ao Pentecostes (16:8), parece que, aquando da redacção desta epístola, pretendia ficar lá pouco menos de um ano.

Tema e Propósito:

A fim de se compreender o tema e propósito, torna-se necessária alguma contextualização. Corinto era uma grande metrópole (com aproximadamente 700,000 habitantes, cerca de dois terços escravos), localizada num estreito istmo entre o Mar Egeu e o Mar Adriático, que ligava Peloponeso ao Norte da Grécia. Embora próspera do ponto de vista humano, com um comércio em florescimento, Paulo e os seus associados poderão ter questionado que tipo de sucesso o evangelho da justiça de Deus teria numa cidade como Corinto. Enquanto cidade, tinha a reputação de materialismo flagrante e profunda iniquidade. A cidade estava repleta de altares e templos, sendo o mais proeminente o templo de Afrodite, localizado no topo de um promontório com 1800 pés8 de altura, denominado Acrocorinto. Na antiga literatura grega, estava ligada à riqueza (Homero Íliada 2. 569-70) e à imoralidade. Quando Platão se referia a uma prostituta, usava a expressão “rapariga coríntia” (República 404d). O dramaturgo Philetaerus (Athenaeus 13. 559a) intitulou uma peça burlesca de Ho Korinthiastes, que basicamente significa “O Libertino”. Aristófanes criou o verbo korinthiazomai, “agir como um coríntio,” que veio a significar “praticar fornicação”. De acordo com Estrabão, muita da riqueza e do vício em Corinto circulavam à volta do templo de Afrodite e do seu milhar de prostitutas sagradas. Por esta razão, um provérbio alertava: “Nem todos os homens podem custear uma viagem a Corinto”.

A partir do registo de Actos, pareceria que Paulo colhera poucos frutos entre os judeus, e que quase todos os seus convertidos eram gentios. A maioria deles provinha dos estratos mais baixos, embora também existissem alguns de classes mais nobres (1:26-31). Existiam entre eles marcadas diferenças sociais e económicas (7:20-24; 11:21-34); alguns haviam estado até mergulhados em vícios pagãos (6:9-11). Ainda assim, como gregos, vangloriavam-se no seu intelectualismo, embora, no seu caso, este houvesse degenerado num modelo grosseiro e fútil (1:17; 2:1-5)...9

É certamente perceptível, assim, a maneira como as condições imorais e religiosas de Corinto haviam tido um impacto negativo sobre a vida da igreja, sob um ponto de vista espiritual e moral. O tema básico da carta é a forma como a nova vida dos cristãos, santificados em Cristo e chamados à santidade, deve ser aplicada a cada situação da vida. Esta vida nova em Cristo requer uma forma de viver renovada pela acção do Espírito Santo (3:16, 17; 6:11, 19-20). A sabedoria de Deus, tornada manifesta para nós em Cristo, deve transformar os crentes a nível individual e social.

Por isso, 1 Coríntios foi redigida como correcção pastoral face às notícias que Paulo recebera relativamente aos abundantes problemas e tumultos daquela igreja. Os problemas incluíam divisões no seio da igreja (1:11), confiança na sabedoria humana ou do mundo em detrimento de na sabedoria de Deus (1:21-30), imoralidade (capítulo 5; 6:9-20) e um conjunto de questões a respeito do casamento e divórcio, comida, adoração, dons espirituais e ressurreição. Indubitavelmente, devido ao seu contexto religioso e imoral, crenças aberrantes e práticas de uma extraordinária variedade caracterizavam esta igreja.

Palavras-Chave:

Em conceito, uma palavra-chave é “correcção”, uma vez que Paulo procurou corrigir os problemas em Corinto; porém, “sabedoria”, colocando em contraste a sabedoria de Deus e a dos homens, é também uma palavra-chave deste livro. Em 22 versículos, “sabedoria” aparece 29 vezes.

Versículos-Chave:

  • 1:18-25. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas, para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 1:19 Porque está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.” 1:20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1:21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes, pela loucura da pregação. 1:22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 1:23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 1:24 Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 1:25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
  • 1:30-31. Mas vós sois d'Ele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito, por Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 1:31 Para que, como está escrito: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.”
  • 2:14. Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
  • 6:19-20. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 6:20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus, no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
  • 10:12-13. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas, fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar.

Capítulos-Chave:

O capítulo 13, o grande capítulo sobre agape, amor, destaca-se indubitavelmente como capítulo principal deste livro. Certamente, jamais existiu uma explicação superior do amor na forma escrita.

Como Cristo É Visto em 1 Coríntios:

A centralidade de Cristo enquanto essência, fonte e meio da vida cristã é expressa em 1:30: “d'Ele sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós a sabedoria de Deus: justiça, e santificação, e redenção” (tradução livre).

Plano Geral:

I. Introdução (1:1-9)

A. A Saudação (1:1-3)

B. A Acção de Graças (1:4-9)

II. Divisões na Igreja (1:10–4:21)

A. O Relato das Divisões (1:10-17)

B. As Razões das Divisões (1:18–2:16)

1. Equívoco face à mensagem de Deus relativamente à cruz (1:18–2:5)

2. Equívoco face ao ministério do Espírito (2:6-16)

C. O Resultado das Divisões (3:1–4:5)

1. O crescimento espiritual é dificultado (3:1-9)

2. As recompensas são perdidas (3:10–4:5)

D. O Plano e Exemplo de Paulo (4:6-21)

III. Problemas Morais na Igreja (5:1–6:20)

A. O Caso de Incesto (5:1-13)

B. O Problema de Litígio nos Tribunais Pagãos (6:1-8)

C. A Advertência Contra a Frouxidão Moral (6:9-20)

IV. Instruções a Respeito do Matrimónio (7:1-40)

A. Matrimónio e Celibato (7:1-9)

B. Matrimónio e Divórcio (7:10-24)

C. Matrimónio e Serviço Cristão (7:25-38)

D. Matrimónio e Novo Casamento (7:39-40)

V. Instruções a Respeito da Comida Oferecida aos Ídolos (8:1–11:1)

A. Pergunta: Pode um Cristão Comer Alimentos Consagrados a um Deus Pagão? (8:1-13)

B. Exemplo de Paulo (9:1-27)

C. Exortações (10:1–11:1)

VI. Instruções a Respeito da Adoração Pública (11:2–14:40)

A. A Cobertura das Mulheres (11:2-16)

B. A Ceia do Senhor (11:17-34)

C. O Uso de Dons Espirituais (12:1–14:40)

1. A diversidade de dons (12:1-11)

2. O propósito dos dons: unidade na diversidade (12:12-31)

3. A supremacia do amor sobre os dons (13:1-13)

4. A superioridade da profecia sobre a glossolalia (14:1-25)

5. As regras para o uso dos dons (14:26-40)

VII. A Doutrina da Ressurreição (15:1-58)

A. A Importância da Ressurreição (15:1-11)

B. As Consequências de Negar a Ressurreição (15:12-19)

C. A Esperança Cristã (15:20-34)

D. A Ressurreição do Corpo (15:35-50)

E. A Vitória Cristã Através de Cristo (15:51-58)

VIII. A Colecta para Jerusalém (16:1-4)

IX. Conclusão (16:5-24)

Segunda Carta aos Coríntios

Autor e Título:

Uma vez mais, conforme indicado na saudação inicial, Paulo é o autor desta carta. Tanto a evidência externa como a interna apoiam fortemente a noção de autoria paulina. De facto, “está estampada com o seu estilo e contém mais material autobiográfico que qualquer outro dos seus escritos”.10 O único problema reside na afirmação de alguns, a respeito de aparente falta de unidade. Devido a uma súbita mudança de tom, alguns críticos argumentam que os capítulos 10–13 não pertenciam à forma original desta carta.

Uma teoria popular defende que os capítulos 10–13 são parte daquela “carta triste” perdida. Embora alguns traços destes capítulos correspondam ao que deverá ter sido o conteúdo da carta perdida, o assunto principal dessa carta (o infractor de 2 Co. 2:5) não é mencionado em nenhum local ao longo destes capítulos. Para além disso, não há fundamento para dividir 2 Coríntios dessa maneira.11

De forma a distingui-la da Primeira Epístola aos Coríntios, esta carta recebeu o título Pros Corinthians B. O B representa a letra grega beta, a segunda letra do alfabeto grego.

Data: 56 D.C.

Um estudo cuidadoso de Actos e das Epístolas proporciona o seguinte resumo do envolvimento de Paulo na igreja coríntia: (1) houve uma primeira visita a Corinto, seguida da (2) primeira carta a Corinto (hoje perdida). Seguiu-se então a (3) segunda carta aos Coríntios (1 Co.). (4) Sucedeu-se uma segunda visita a Corinto (a “visita triste”, 2 Co. 2:1). (5) Depois, houve uma terceira carta aos Coríntios (também perdida). (6) Seguiu-se à mesma 2 Coríntios, a quarta carta aos coríntios. (7) Finalmente, deu-se uma terceira visita a Corinto (Actos 20:2-3). Deverá salientar-se que as duas cartas perdidas só o foram porque Deus não tencionava que fizessem parte do cânone bíblico.

Devido ao motim causado pelos ourives (Actos 19:23-41), Paulo partiu de Éfeso para a Macedónia (Actos 20:1) na Primavera de 56 d.C.. Entretanto, fez uma paragem preliminar em Tróade, esperando encontrar-se com Tito (2 Co. 2:13) e receber notícias sobre a situação de Corinto. Não encontrando Tito ali, prosseguiu até à Macedónia, indubitavelmente preocupado com a segurança de Tito (7:5-6). Aí encontrou Tito, que lhe trouxe boas notícias acerca do bem-estar geral da igreja coríntia, mas más notícias acerca de um grupo que se opunha a Paulo e ao seu apostolado. A partir da Macedónia, Paulo escreveu uma quarta carta, 2 Coríntios. Paulo fez então a sua terceira visita a Corinto, durante o Inverno de 56-57 d.C. (Actos 20:2-3).

Tema e Propósito:

De todas as cartas de Paulo, 2 Coríntios é a mais íntima e pessoal. Nela expôs o seu coração e declarou o seu firme amor pelos coríntios, apesar de alguns terem sido extremamente críticos e muito inconstantes na sua afeição por ele. O tema principal é evocado por James K. Lowery, em Bible Knowledge Commentary.

Acima de tudo, o que preocupava Paulo era a presença de falsos doutores, afirmando ser apóstolos, que haviam entrado na igreja. Promoviam as suas próprias ideias e, ao mesmo tempo, procuravam desacreditar quer a pessoa, quer a mensagem do apóstolo. A Segunda Carta aos Coríntios foi escrita para defender a autenticidade tanto do seu apostolado, como da sua mensagem. Tal não foi levado a cabo num espírito de autopromoção, mas apenas porque Paulo sabia que a aceitação do seu ministério e mensagem estava intimamente ligada ao próprio bem-estar espiritual da igreja de Corinto.12

No processo de apologia de Paulo, emergem três propósitos-chave: (1) Paulo expressou a sua alegria perante a resposta favorável da igreja ao seu ministério (capítulos 1-7); (2) procurou recordar os crentes acerca do seu compromisso relativo à colecta para os cristãos na Judeia (capítulos 8-9) e (3) procurou defender a sua autoridade apostólica (capítulos 10-13).

Palavra(s)-Chave:

Embora o foco geral desta epístola seja a “apologia” do ministério e autoridade de Paulo, uma palavra-chave que vem ao de cima é “consolação” (que ocorre 11 vezes em 9 versículos). À medida que enfrentamos os diversos dilemas da vida, temos de aprender a encontrar o nosso consolo em Deus, que É o Deus de toda a consolação.

Versículos-Chave:

  • 4:5-6. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus. 4:6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
  • 4:16-18. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 4:17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz, para nós, um peso eterno de glória muito excelente; 4:18 Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
  • 5:17-19. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 5:18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 5:19 Isto é, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Capítulos-Chave:

Os capítulos 8–9 formam realmente uma unidade e incluem a mais completa revelação encontrada nas Escrituras quanto ao plano de Deus para as dádivas. Aí estão contidos os princípios para dar (8:1-6), os propósitos das dádivas (8:7-15), a política a ser seguida no acto de dar (8:16-9:5) e as respectivas promessas relacionadas (9:6-15).13

Como Cristo É Visto em 2 Coríntios:

Numa epístola posterior, Paulo irá realçar como estamos “completos em Cristo” (Cl. 2:10). Tudo o que precisamos na vida encontra-se n'Ele. Nesta epístola, vemo-Lo como nossa consolação (1:5), triunfo (2:14), Senhor (4:5), liberdade para uma vida nova (3:17), luz (4:6), juiz (5:10), reconciliação (5:19), dom (9:15), dono (10:7), e poder (12:9).

Plano Geral:14

I. Primeiramente Apologético: Explicação da Conduta e Ministério Apostólico de Paulo (capítulos 1–7)

A. Saudação (1:1-2)

B. Acção de Graças pela Consolação Divina na Aflição (1:3-11)

C. A Integridade dos Motivos e Conduta de Paulo (1:12–2:4)

D. Perdoando o Ofensor em Corinto (2:5-11)

E. A Orientação de Deus no Ministério (2:12-17)

F. Para os Fiéis Coríntios — uma Carta de Cristo (3:1-11)

G. Contemplando a Glória de Deus Com o Rosto Descoberto (3:12–4:6)

H. Tesouro em Vasos de Barro (4:7-16a)

I. A Perspectiva da Morte e o Seu Significado para o Cristão (4:16b–5:10)

J. O Ministério da Reconciliação (5:11–6:10)

K. Um Apelo de um Pai Espiritual aos Seus Filhos (6:11–7:4)

L. O Encontro com Tito (7:5-16)

II. Exortatório: A Colecta para os Cristãos em Jerusalém (capítulos 8–9)

A. Encorajamento à Generosidade (8:1-15)

B. Tito e Seus Companheiros Enviados a Corinto (8:16–9:5)

C. Resultados da Dádiva Generosa (9:6-15)

III. Polémico: Paulo Justifica a Sua Autoridade Apostólica (capítulos 10–13)

A. Apologia de Paulo Relativamente à Sua Autoridade Apostólica e Área da Sua Missão (capítulo 10)

B. Paulo Obrigado a Vanglória Insensata (capítulos 11–12)

C. Advertências Finais (13:1-10)

D. Conclusão (13:11-13)

Gálatas

Autor e Título:

Paulo identifica-se como autor desta epístola através das palavras “Paulo, apóstolo”. Com excepção de alguns estudiosos do século 19, ninguém pôs seriamente em causa a sua autoria. Para além disso, a sua autoria é virtualmente irrefutável. Unger escreve: “Nenhum vestígio de dúvida quanto à autoria, integridade ou genuinidade apostólica da epístola provém dos tempos antigos”.15

O título é Pros Galatas, “Aos Gálatas”. Endereçada “às igrejas da Galácia”, é a única epístola que Paulo remeteu a um grupo de igrejas.

Data: 49 ou 55 D.C.

A data em que Paulo redigiu esta carta depende dos destinatários da mesma. Existem duas perspectivas principais, A Teoria da Galácia do Norte e A Teoria da Galácia do Sul. Ryrie resume este facto, escrevendo:

Aquando da escrita desta carta, o termo “Galácia” era usado quer num sentido geográfico, quer num sentido político. O primeiro refere-se à parte norte-centro da Ásia Menor, a norte das cidades de Antioquia da Pisídia, Icónio, Listra e Derbe; o último refere-se à província romana (organizada em 25 a.C.), que incluía distritos a sul e as cidades atrás mencionadas. Se a carta foi escrita para os cristãos na Galácia do Norte, as igrejas foram fundadas durante a segunda viagem missionária, e a epístola foi redigida na terceira, quer a partir de Éfeso (por volta de 53 d.C.), quer mais tarde (por volta de 55), a partir da Macedónia. Esta interpretação é favorecida pelo facto de Lucas parecer usar “Galácia” apenas para descrever a Galácia do Norte (Actos 16:6; 18:23).

Se a carta foi escrita para os cristãos na Galácia do Sul, as igrejas foram fundadas durante a primeira viagem missionária, e a carta foi redigida após o término da viagem (provavelmente a partir de Antioquia, cerca de 49 d.C., fazendo dela a mais antiga epístola de Paulo), sendo o concílio de Jerusalém (Actos 15) convocado pouco tempo depois. A favor desta datação é o facto de que Paulo não menciona a decisão do concílio de Jerusalém, centrada directamente no seu argumento gálata a respeito dos Judaizantes, indicando que o concílio ainda não tivera lugar.16

Tema e Propósito:

A Epístola aos Gálatas foi o grito de guerra da Reforma, porque se destaca como Manifesto da Justificação pela de Paulo. Tem sido por isso apelidada de “a carta da Liberdade Cristã”. De modo peculiar, Lutero considerava-a a sua epístola.17 Gálatas ergue-se com um poderoso ataque contra os Judaizantes e os seus ensinamentos de legalismo. Ensinavam, entre outras coisas, que um conjunto de práticas cerimoniais do Antigo Testamento estava ainda vinculado à igreja. Portanto, o apóstolo escreve a fim de refutar o seu falso evangelho de obras, demonstrando a superioridade da justificação pela fé e da santificação pelo Espírito Santo versus pelas obras da Lei.

Adicionalmente, estes Judaizantes não só proclamavam um evangelho falso, mas procuravam também desacreditar o apostolado de Paulo. Nos primeiros dois capítulos, Paulo justifica o seu apostolado e mensagem. Nestes capítulos, Paulo demonstra, de modo convincente, que o seu apostolado e mensagem provêm, por revelação, do Cristo ressuscitado. Depois, nos capítulos 3 e 4, disputou pela verdadeira doutrina da graça, a doutrina da justificação unicamente pela fé. Alguns, porém, argumentariam de imediato que uma tal doutrina conduz à libertinagem; por isso, o apóstolo demonstra que a liberdade cristã não significa isso. Assim, os capítulos 5 e 6 mostram que os cristãos devem aprender a viver pelo poder do Espírito, e que a caminhada controlada pelo Espírito não manifestará as obras da carne, mas sim o fruto do Espírito.

Palavras-Chave:

As frases “justificação pela fé” e “liberdade da Lei” contêm as palavras-chave da epístola.

Versículos-Chave:

  • 2:20-21. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. 2:21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
  • 5:1. Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.
  • 5:13-16. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. 5:14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: “Amarás ao teu próximo, como a ti mesmo”. 5:15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede, não vos consumais, também, uns aos outros. 5:16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Capítulo-Chave:

O facto de que os crentes não se encontram sujeitos à Lei não significa, de modo algum, que se tenha liberdade para se fazer o que se quer, mas apenas que se tem o poder de fazer o que se deve pela graça de Deus, através do Espírito. Neste sentido, o capítulo 5 constitui um capítulo-chave. A nossa liberdade nunca deve ser usada “para dar ocasião à carne”, mas sim como base para nos amarmos uns aos outros, caminhando na força do Espírito (5:13, 16, 22-25).

Como Cristo É Visto em Gálatas:

Através da Sua morte, mediante a qual os crentes morreram para a Lei, e da troca pela vida de Cristo (2:20), os crentes foram libertados do jugo (5:1 ss) e trazidos para uma posição de liberdade. O poder da cruz proporciona remissão da maldição da lei, do poder do pecado e do próprio ego (1:4; 2:20; 3:13; 4:5; 5:16, 24; 6:14).

Plano Geral:

I. Pessoal: O Evangelho da Graça, a Justificação pela Fé Defendida (1:1-2:21)

A. Introdução (1:1-9)

B. O Evangelho da Graça Proveio de Revelação (1:10-24)

C. O Evangelho da Graça Foi Aprovado pela Igreja em Jerusalém (2:1-10)

D. O Evangelho da Graça Foi Justificado na Admoestação de Pedro, Chefe dos Apóstolos (2:11-21)

II. Doutrinal: O Evangelho da Graça, a Justificação pela Fé Explicada (3:1–4:31)

A. A Experiência dos Gálatas: O Espírito é Concedido pela Fé, Não pelas Obras (3:1-5)

B. O Exemplo de Abraão: Foi Justificado pela Fé, Não pelas Obras (3:6-9)

C. A Justificação Ocorre através da Fé, Não da Lei (3:10–4:11)

D. Os Gálatas Receberam as Suas Bênçãos através da Fé, Não da Lei (4:12-20)

E. Lei e Graça São Mutuamente Exclusivas (4:21-31)

III. Prática: O Evangelho da Graça, a Justificação pela Fé Aplicada (5:1–6:18)

A. A Posição da Liberdade: Permanecei Firmes (5:1-12)

B. A Prática da Liberdade: Servi-vos e Amai-vos Uns aos Outros (5:13-15)

C. O Poder da Liberdade: Andai em Espírito (5:16-26)

D. A Demonstração da Liberdade: Fazei o Bem a Todos os Homens (6:1-10)

E. Conclusão (6:11-18)

As Epístolas da Prisão

Efésios, Filipenses, Colossenses e Filémon são por vezes designadas por epístolas da prisão, uma vez que foram escritas quando Paulo se encontrava preso. Cada uma destas cartas contém referências a esta situação (Ef. 3:1; 4:1; 6:20; Fl. 1:7, 13; Cl. 4:10, 18; Filémon 1, 9, 10).

Debate-se se terá sido preso em Roma uma ou duas vezes, embora duas ocasiões pareçam ajustar-se melhor aos factos. Durante a primeira, Paulo foi mantido dentro ou perto do quartel da Guarda Pretoriana, ou em alojamentos arrendados às suas próprias custas, durante dois anos (Actos 28:30), durante os quais foram redigidas estas epístolas. Antecipou a sua libertação (Filémon 22) e, após a mesma, realizou várias viagens, escreveu 1 Timóteo e Tito, foi novamente preso, escreveu 2 Timóteo e foi martirizado (veja a Introdução a Tito, nota do livro Tito 1:1). Estas, portanto, são as cartas da primeira prisão romana, enquanto 2 Timóteo é a carta da segunda. 18

O facto de que estas grandes epístolas foram escritas enquanto Paulo estava preso, quer em quartéis romanos, quer acorrentado diariamente a um soldado romano, na sua própria casa arrendada (Actos 28:30), o que lhe deu acesso a toda a elite da Guarda Pretoriana, forma uma maravilhosa ilustração do modo como Deus pega nos nossos aparentes infortúnios e os usa para Sua glória e para aumentar as nossas oportunidades de ministério (veja Fl. 1:12-13). Mostra que podemos ser acorrentados e entravados, mas que a Palavra de Deus não permanece encarcerada (veja também 2 Tm. 2:9).

Efésios

Autor e Título:

Conforme claramente expresso no versículo inicial de cada uma das epístolas da prisão, Paulo é declarado como autor. O facto de que o apóstolo é o autor de Efésios é fortemente apoiado tanto por evidência interna, como externa. O autor chama a si mesmo “Paulo” duas vezes (1:1; 3:1). Para além disso, esta epístola é escrita segundo o modo ou padrão habitual de Paulo, com saudações e acção de graças, e uma secção doutrinal seguida da aplicação prática dessa doutrina, com comentários pessoais finais. Relativamente a evidência externa, vários Pais da Igreja (Clemente de Roma, Inácio, Policarpo, Clemente de Alexandria, entre outros) citam Efésios ou usam uma linguagem muito semelhante à utilizada na epístola.19

Recentemente, porém, alguns críticos voltaram-se para aspectos internos a fim de pôr em causa esta antiga e unânime tradição. Tem-se argumentado que o vocabulário e estilo são diferentes daqueles usados nas outras epístolas paulinas, mas tal negligencia a flexibilidade de Paulo sob diferentes circunstâncias (confira Romanos e 2 Coríntios). Em alguns aspectos, a teologia de Efésios reflecte um desenvolvimento mais tardio, mas isto deverá ser atribuído ao próprio crescimento e meditação de Paulo sobre a Igreja enquanto corpo de Cristo. Dado que a epístola claramente nomeia o autor no versículo inicial, não é necessário teorizar que Efésios foi escrita por um dos alunos ou admiradores de Paulo, tais como Timóteo, Lucas, Tíquico ou Onésimo.20

Existe alguma controvérsia quanto ao título e destino desta epístola. O título tradicional é Pros Ephesious, “Aos Efésios”. Porém, muitos manuscritos antigos omitem en Epheso; por esta e outras razões, muitos estudiosos acreditam que se tratava de uma carta encíclica (destinada a circular entre várias igrejas).

Vários factos indicam que Efésios foi uma carta circular, um tratado doutrinal na forma de carta, para as igrejas na Ásia Menor. Diversos bons manuscritos gregos omitem as palavras “em Éfeso” em 1:1. Há uma ausência de controvérsia nesta epístola, e esta não lida com problemas específicos das igrejas. Uma vez que Paulo trabalhara em Éfeso durante cerca de três anos e, dado que normalmente mencionava muitos amigos nas igrejas para as quais escrevia, a ausência de nomes pessoais nesta carta apoia fortemente a ideia do seu carácter encíclico. Parece ter sido enviada em primeiro lugar para Éfeso por Tíquico (Ef. 6:21-22; Cl. 4:7-8), sendo provavelmente a mesma carta denominada “carta de Laodiceia” em Cl. 4:16.21

Data: 60-61 D.C.

Conforme previamente mencionado, o apóstolo encontrava-se preso quando escreveu esta epístola (Ef. 3:1; 4:1; 6:20). Embora os estudiosos divirjam quanto à questão de Paulo ter redigido Efésios enquanto prisioneiro em Cesareia (Actos 24:27), em 57-59 d.C., ou em Roma (28:30), em 60-62 d.C., a evidência apoia a prisão em Roma. Como também foi referido, acredita-se que Efésios, Filipenses, Colossenses e Filémon foram escritas durante o mesmo período de tempo (confira Fl. 1:7; Cl. 4:10; Filémon 9). Uma vez que Efésios não fornece qualquer indicação da libertação de Paulo da prisão, como em Filipenses (1:19-26) e Filémon (v. 22), muitos acreditam que Efésios terá sido escrita na parte inicial da sua prisão, por volta de 60 d.C., enquanto Paulo foi mantido em prisão domiciliária no seu aposento arrendado (Actos 28:30). Depois de ser libertado, escreveu 1 Timóteo e Tito, foi novamente preso, escreveu 2 Timóteo e foi martirizado em Roma.

Tema e Propósito:

Nenhum propósito específico é enunciado, e não se faz referência a nenhum problema ou heresia em particular. Em vez disso, em Efésios, Paulo expõe o mistério glorioso “a Igreja, que é o corpo de Cristo”, Cristo como cabeça da Igreja (1:22, 23), e os crentes como membros uns dos outros, com toda a bênção espiritual em Cristo (1:3; 2:11‑22). Claramente, o propósito de Paulo é alargar os horizontes dos crentes a propósito da riqueza incomensurável das suas bênçãos em Cristo, cabeça da Igreja, que é o Seu corpo. A partir disto, emergem dois objectivos principais na epístola. O primeiro consiste em apresentar uma parte da abundância de bênçãos que os fiéis têm em Cristo e o modo como, através delas, os desígnios eternos de Deus se resumem na pessoa de Cristo, as coisas que estão na terra e no céu (1:3-12). O segundo tema emana do primeiro, nomeadamente a responsabilidade do crente conhecer, compreender e caminhar de um modo adequado face à sua posição celeste e chamamento em Cristo (1:18-23; 3:14-21; 4:1).

Embora não tenha sido redigida com um intuito curativo nem para corrigir quaisquer erros específicos, Paulo projectou esta epístola como prevenção contra aqueles problemas que tão frequentemente ocorrem devido à falta de maturidade ou incapacidade de compreender e aplicar aquilo de que os fiéis dispõem em Cristo. Intimamente ligado a isto, encontra-se uma pequena secção sobre o combate dos crentes contra as investidas de Satanás (6:10-18). Assim, Paulo escreveu acerca da riqueza, percurso e combate dos fiéis.

Palavras-Chave:

Em vista do tema ou propósito, as palavras-chave são “riqueza”, “caminhar” e “combate”.

Versículos-Chave:

  • 1:3. Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais, em Cristo.
  • 2:8-10. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 2:9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. 2:10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus, para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
  • 4:11-13. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 4:12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 4:13 até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
  • 5:17-18. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 5:18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

Capítulos-Chave:

Como acontece em muitas das epístolas de Paulo, é difícil seleccionar um capítulo-chave, mas talvez o capítulo 6 se destaque, devido à revelação muito importante a respeito da natureza do nosso combate com Satanás (6:10-18). Embora sejamos abençoados com toda a bênção espiritual em Cristo (1:3), somos mesmo assim confrontados com um formidável inimigo, diante do qual precisamos da armadura de Deus. Assim, devemos levar a sério a exortação “fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder” (6:10).

Como Cristo É Visto em Efésios:

Em Efésios, frases como “em Cristo” ou “com Cristo” ocorrem cerca de 35 vezes. São expressões paulinas comuns, mas aparecem nesta epístola mais do que em qualquer outra. Através delas, vemos muito do que os crentes têm mediante a sua posição face ao Salvador. Estão em Cristo (1:1), abençoados com toda a bênção em Cristo (1:3), escolhidos n'Ele (1:4), adoptados por Jesus Cristo (1:5), no Amado (1:6), redimidos n'Ele (1:7), recebendo n'Ele uma herança (1:11), tendo uma esperança em Cristo em louvor da Sua glória (1:12), marcados com o Espírito através d'Ele, enquanto penhor sincero da sua herança (1:13-14), vivificados, ressuscitados e sentados com Ele nos céus (2:5-6), criados em Cristo para as boas obras (2:10), participantes da promessa em Cristo (3:6) e capazes de se aproximarem de Deus através da fé em Cristo (3:12).

Plano Geral:

I. Saudação (1:1-2)

II. O Componente Doutrinal da Epístola: a Riqueza e Chamamento da Igreja (1:3-3:21)

A. Louvor da Redenção (1:4-14)

1. Escolhidos pelo Pai (1:4-6)

2. Redimidos pelo Filho (1:7-12)

3. Selados Com o Espírito (1:13-14)

B. Oração por Sabedoria e Revelação (1:15-23)

1. O Motivo da Oração (1:15-18a)

2. O Conteúdo da Oração (1:18b-23)

C. Nova Posição (2:1-22)

1. A Nova Posição nos Céus (2:1-10)

2. A Nova Posição na Terra (2:11-22)

D. Explicação Parentética (3:1-13)

1. O Mistério, Produto da Revelação (3:1-6)

2. O Ministro, Designado para a Proclamação (3:7-13)

E. Oração pela Compreensão (3:14-21)

III. O Componente Prático da Epístola; o Caminhar e Conduta da Igreja (4:1-6:24)

A. O Caminhar do Crente na Unidade (4:1-16)

1. O Apelo à Preservação da Unidade (4:1-3)

2. A Base para a Unidade (4:4-6)

3. O Significado da Unidade (4:7-16)

B. O Caminhar do Crente na Justiça (4:17-5:18)

1. O Prévio Modo de Caminhar da Vida Antiga (4:17-19)

2. O Presente Modo de Caminhar da Vida Nova (4:20-32)

3. O Modelo para o Nosso Caminhar (5:1-7)

4. A Prova e Razão para o Nosso Caminhar (5:8-13)

5. O Poder e Provisão para o Nosso Caminhar (5:14-18)

C. O Caminhar do Crente no Mundo (5:19-6:9)

1. Em Relação a Si Mesmo e à Igreja (5:19-21)

2. No Lar (5:22-6:4)

3. No Trabalho (6:5-9)

D. O Caminhar do Crente em Combate (6:10-20)

1. A Exortação às Armas (6:10-13)

2. A Explicação da Nossa Armadura (6:14-17)

3. O Uso da Nossa Armadura (6:18-20)

E. Conclusão (6:21-24)

Filipenses

Autor e Título:

Tanto a evidência interna como a externa apontam novamente para Paulo como autor. “A Igreja Primitiva foi unânime no seu testemunho de que Filipenses foi redigida pelo apóstolo Paulo (veja 1:1). Internamente, a carta revela o selo da autenticidade. As abundantes referências pessoais do autor concordam com aquilo que sabemos de Paulo a partir de outros livros do Novo Testamento.”22

A epístola à igreja em Filipos, a primeira igreja que Paulo estabeleceu na Macedónia, é intitulada no texto grego de Pros Philippesious, “Aos Filipenses”.

Data: 60-61 D.C.

Tal como Efésios, esta epístola foi escrita quando Paulo se encontrava preso. A sua referência à Guarda Pretoriana (Fl. 1:13), assim como a possibilidade de morte (vv. 20-26), sugerem que a redigiu em Roma. Embora a morte fosse possível, Paulo também parecia seguro da sua libertação. Tal sugere que Filipenses foi escrita após Efésios, em 60 ou 61 d.C..

Tema e Propósito:

Considerando que Efésios expõe o mistério glorioso “a Igreja, que é o corpo de Cristo”, Cristo como cabeça da Igreja (1:22-23) e os crentes como membros uns dos outros, igualmente abençoados com toda a bênção espiritual em Cristo (1:3; 2:11‑22), Filipenses mantém a prática de Efésios. Filipenses adverte contra a incapacidade de praticar a união providenciada por Cristo, bem como contra a incapacidade de os crentes se regozijarem nas suas bên­çãos e posição em Cristo (Fl. 1:27; 2:2; 4:1 ss). O tema de Filipenses pode bem ser “alegria e unidade em Cristo”.

Paulo tinha vários objectivos óbvios ao escrever esta carta aos Filipenses: (1) procurar expressar o seu amor e gratidão pela dádiva que lhe haviam enviado (1:5; 4:10-19); (2) informá-los sobre as suas próprias circunstâncias (1:12-26; 4:10-19); (3) encorajar os Filipenses a manterem-se firmes perante a perseguição e a se regozijarem independentemente das circunstâncias (1:27-30; 4:4); (4) exortá-los a viver em humildade e união (2:1-11; 4:2-5); (5) recomendar Timóteo e Epafrodito à igreja Filipense (2:19-30) e (6) advertir os filipenses contra os judaizantes legalistas e os antinomianos libertários que se haviam infiltrado no meio deles (capítulo 3).

Palavra(s)-Chave:

A palavra-chave, que ocorre sob uma ou outra forma cerca de 16 vezes, é “alegria” ou “gozo”. “Unidade” ou “união” é outra ideia-chave do livro. Tal é expresso de várias formas, tais como “partilhem o mesmo estado de espírito, mantenham-se no mesmo amor, unidos em espírito, focados no mesmo objectivo” (2:2); “permaneçam firmes num só espírito, combatendo juntos no mesmo pensamento” (1:27) e “vivei em harmonia” (4:2).

Versículos-Chave:

  • 1:21. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
  • 3:8-11. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo, 3:9 e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 3:10 para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação das suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; 3:11 para ver se, de alguma maneira, posso chegar à ressurreição dos mortos.
  • 4:11-13. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 4:12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 4:13 Posso todas as coisas, naquele que me fortalece.

Capítulos-Chave:

O capítulo 2 é certamente um capítulo-chave, na medida em que apresenta Cristo como exemplo quanto a colocar os outros à frente de nós mesmos, com a mente de Cristo. No processo, em 2:5-11, Paulo lança-se numa revelação solene a respeito da humildade e da exaltação de Cristo.

Como Cristo É Visto em Filipenses:

Nenhuma passagem é mais clara ou declarativa quanto à natureza, facto e propósito da encarnação de Cristo como a que se encontra neste livro, a grande passagem kenosis (2:5 ss). Para além disso, em vista de tudo o que Cristo foi e é, realizou e irá realizar, Paulo declara que Cristo é a vida do crente, “para mim o viver é Cristo” (1:21), é o modelo perfeito de humildade e amor sacrificial (2:4-5), é aquele que transformará, na ressurreição, os nossos humildes corpos à semelhança do Seu corpo glorioso (3:21) e é o nosso meio de capacitação em toda e qualquer circunstância da vida (4:12).

Plano Geral:23

I. Saudação e Acção de Graças pelos Filipenses (1:1-11)

II. As Circunstâncias Pessoais de Paulo em Roma: A Proclamação de Cristo (1:12-30)

III. O Modelo da Vida Cristã: Ter a Mente de Cristo (2:1-30)

A. A Exortação à Humildade (2:1-4)

B. O Epítome da Humildade (2:5-11)

C. O Exercício da Humildade (2:12-18)

D. Os Exemplos de Humildade Vistos em Timóteo e Epafrodito (2:19-30)

IV. O Prémio da Vida Cristã: Ter o Conhecimento de Cristo (3:1-21)

A. O Aviso Contra os Judaizantes Legalistas (3:1-4a)

B. O Exemplo de Paulo (3:4b-14)

C. A Exortação aos Demais (3:15-21)

V. A Paz da Vida Cristã: Conhecer a Presença de Cristo (4:1-23)

A. Paz Com os Outros (4:1-3)

B. Paz Consigo Mesmo (4:4-9)

C. Paz Com as Circunstâncias (4:10-23)

Colossenses

Autor e Título:

Devido às saudações em 1:2, Colossenses ficou conhecida como Pros Kolossaeis, “Aos Colossenses”. Tal como nas outras epístolas de Paulo até agora analisadas, tanto a evidência externa como a interna apoiam fortemente a autoria paulina. Contudo, a autoria desta epístola tem sido posta em causa por algumas pessoas, com base em aspectos de vocabulário e da natureza da heresia nela refutada. O Expositor’s Bible Commentary apresenta um excelente resumo dos temas-chave concernentes à autoria e datação de Colossenses.

Não é usualmente discutido que Colossenses seja uma genuína carta de Paulo. Na Igreja primitiva, todos os que falam do assunto da autoria atribuem-na a Paulo. No século 19, porém, algumas pessoas acreditavam que a heresia refutada no capítulo 2 era Gnosticismo do segundo século. Mas uma análise cuidadosa do capítulo 2 mostra que a heresia aí referida é notavelmente menos desenvolvida do que o Gnosticismo dos principais mestres gnósticos do segundo e terceiro séculos. Adicionalmente, as sementes daquilo que mais tarde se tornaria o Gnosticismo maduro do segundo século estavam presentes no primeiro século, invadindo já as igrejas. Por consequência, não é necessário circunscrever Colossenses ao segundo século, uma data demasiado tardia para que Paulo redigisse a carta.

Em vez disso, deverá ser datada à primeira prisão de Paulo em Roma, onde passou pelo menos dois anos em prisão domiciliária (veja Act. 28:16-31).24

Data: 61 D.C.

Paulo escreveu as quatro epístolas da prisão durante o seu primeiro encarceramento em Roma. Tal significa que as redigiu em 60-61 d.C. (veja a discussão da datação de Efésios e Filipenses).

Tema e Propósito:

O tema é o poder frutífero e eficaz da mensagem evangélica, que proclama a supremacia, liderança e suf­iciência total de Cristo para a Igreja, que é o Seu corpo. Nesta pequena epístola, vemos o “retrato completo de Cristo” feito por Paulo.25 Colossenses demonstra que, graças a tudo o que Jesus Cristo é na Sua pessoa e realizou na Sua obra, Ele, enquanto objecto de fé do crente, é tudo o que precisamos, pois n'Ele ficamos completos (2:10). Neste âmbito, Colossenses apresenta toda a suprem­acia, sufi­ciên­cia, singularidade e plenitude da pessoa e obra de Jesus Cristo enquanto o Salvador Deus-homem, o Criador e Sustentador do universo e a solução completa para as necessidades do homem, quer em termos de tempo, quer de eternidade. É um livro cósmico, que apresenta o Cristo cósmico: o Criador/Sustentador e Redentor/Reconciliador do homem e de todo o universo.

Palavras-Chave:

“Supremacia” e “suficiência” são palavras-chave neste livro.

Versículos-Chave:

  • 1:15-20. O qual é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; 1:16 porque nele foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele; 1:17 e ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele; 1:18 e ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio e o primogénito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 1:19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, 1:20 e que, havendo por ele feito a paz, pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
  • 2:8-10. Tendo cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 2:9 porque nele habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade; 2:10 e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.
  • 3:1-3. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à dextra de Deus. 3:2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3:3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus.

Capítulos-Chave:

O capítulo 2 é fundamental na medida em que demonstra porquê e como é que o crente está completo em Cristo, não necessitando que nada seja acrescentado à Sua obra e pessoa salvadora. Depois, o capítulo 3 constrói a partir disto, como a raiz origina o fruto, ou a causa conduz ao efeito. Uma vez que os crentes estão completos em Cristo (2:10) e são, desse modo, ressuscitados com Ele, dispõem agora de tudo o que necessitam para uma transformação à semelhança de Cristo em todas as facetas da vida (3:1 ss).

Como Cristo É Visto em Colossenses:

Wilkinson e Boa assinalam:

Este livro singularmente cristológico centra-se no Cristo cósmico – “a cabeça de todo o principado e potestade” (2:10), o Senhor da criação (1:16-17), o Autor da reconciliação (1:20-22; 2:13-15). Ele é a base da esperança do crente (1:5, 23, 27), a fonte do poder do crente para uma vida nova (1:11, 29), o Redentor e Reconciliador do crente (1:14, 20-22; 2:11-15), a personificação da Divindade plena (1:15, 19; 2:9), o Criador e Sustentador de todas as coisas (1:16-17), a Cabeça da Igreja (1:18), o Deus-homem ressuscitado (1:18; 3:1) e o Salvador todo-suficiente (1:28; 2:3, 20; 3:1-4).26

Plano Geral:27

I. Doutrinal: A Pessoa e Obra de Cristo (1:1-2:3)

A. Introdução (1:1-14)

1. Saudação de Paulo aos Colossenses (1:1-2)

2. Gratidão de Paulo pela Fé dos Colossenses (1:3-8)

3. Oração de Paulo pelo Crescimento dos Colossenses (1:9-14)

B. A Pessoa de Cristo (1:15-18)

1. Em Relação ao Pai (1:15)

2. Em Relação à Criação (1:16-17)

3. Em Relação à Nova Criação (1:18)

C. A Obra de Cristo (1:19-2:3)

1. A Descrição da Sua Obra (1:19-20)

2. A Aplicação da Sua Obra (1:21-23)

3. A Propagação da Sua Obra (1:24-2:3)

II. Polémico: Os Problemas Heréticos à Luz da União com Cristo (2:4-3:4a)

A. A Exortação Contra os Falsos Ensinamentos (2:4-8)

1. Exortação a Respeito dos Métodos dos Falsos Doutores (2:4-5)

2. Exortação ao Progresso na Vida da Fé (2:6-7)

3. Exortação a Respeito da Filosofia dos Falsos Doutores (2:8)

B. A Instrução do Verdadeiro Ensinamento (2:9-15)

1. A Posição do Crente em Cristo (2:9-10)

2. A Circuncisão do Crente (2:11-12)

3. Os Benefícios do Crente (2:13-15)

C. As Obrigações do Verdadeiro Ensinamento (2:16-3:4)

1. Negativa: Emancipação de Práticas Legalistas e Gnósticas (2:16-19)

2. Negativa: Emancipação de Normas Ascéticas (2:20-23)

Positiva: Aspirações à Vida Celeste (3:1-4)

III. Prática: A Prática do Crente em Cristo (3:5-4:6)

1. Na Vida Interior (3:5-17)

2. No Lar e na Vida Quotidiana (3:18-4:1)

3. Na Vida Exterior (4:2-6)

IV. Pessoal: Os Planos e Assuntos Privados do Apóstolo (4:7-18)

1. Os Seus Representantes Especiais (4:7-9)

2. As Suas Saudações Pessoais (4:10-18)

Primeira Aos Tessalonicenses

Autor e Título:

Conforme declarado em 1:1 e 2:18, toda a evidência (externa e interna) apoia a afirmação do livro, a respeito de Paulo ser o autor de 1 Tessalonicenses. Os pais da Igreja primitiva apoiam há muito a autoria paulina, começando em 140 d.C. (Marcião). Os aspectos que caracterizam Paulo são evidentes ao longo do texto (compare 3:1-2, 8-11 com Actos 15:36; 2 Co. 11:28). Adicionalmente, uma série de alusões históricas no livro adequam-se à vida de Paulo, conforme relatada em Actos e nas suas próprias cartas (compare 2:14-16; 3:1, 2, 5-6 com Actos 17:1-15). Em vista desta evidência, poucas pessoas (críticos radicais do século dezanove) questionaram a autoria de Paulo.

Enquanto a primeira de duas epístolas canónicas dirigidas à igreja de Tessalónica, este livro foi denominado no texto grego de Pros Thessalonikeis A, “Primeira aos Tessalonicenses.”

Data: 51-52 D.C.

1 e 2 Tessalonicenses foram escritas em Corinto, durante os dezoito meses que o apóstolo permaneceu nessa cidade (confira Actos 18:1-11). A primeira epístola foi redigida durante a primeira parte desse período, logo após Timóteo ter regressado de Tessalónica com notícias do progresso da igreja. A segunda carta foi enviada apenas algumas semanas (no máximo, alguns meses) mais tarde. Qualquer data atribuída será aproximada, embora provavelmente entre 51-52 d.C..

Tema e Propósito:

O propósito e principal preocupação do apóstolo ao escrever aos Tessalonicenses podem ser sumariados conforme se segue: expressar a sua gratidão por aquilo que Deus estava a realizar nas vidas dos tessalonicenses (1:2-3), defender-se contra uma campanha destinada a difamar o seu ministério (2:1-12), encorajá-los a permanecer firmes contra a perseguição e pressão para voltarem aos seus estilos prévios de vida pagã (3:2-3; 4:1-12), dar resposta a uma questão doutrinal a respeito do destino dos cristãos que haviam morrido (4:1-13), responder a perguntas concernentes ao “Dia do Senhor” (5:1-11) e lidar com certos problemas que se haviam desenvolvido na sua vida corporativa enquanto igreja (5:12-13; 19-20).

Palavra(s)-Chave:

Duas palavras e conceitos-chave destacam-se nesta breve epístola: “santificação” e “vinda do Senhor”, mencionada em cada capítulo (1:10; 2:19; 3:13; 4:15; 5:23). A vinda do Senhor não só deve confortar os nossos corações, mas também mover-nos a viver de forma piedosa.

Versículos-Chave:

  • 1:9-10. Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, 1:10 e esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
  • 2:13. Pelo que, também, damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual, também, opera em vós, os que crestes.
  • 4:1-3. Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que abundeis cada vez mais. 4:2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 4:3 Porque esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
  • 4:13-18. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 4:14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim, também, aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 4:15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos, para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 4:17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 4:18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Capítulos-Chave:

Os capítulos 4 e 5 destacam-se indubitavelmente como capítulos-chave, graças ao seu ensinamento relativo à vinda do Senhor para a Igreja, o arrebatamento (4:13-18) e o dia do Senhor (5:1-11), o tempo futuro no qual intervirá nos eventos humanos de modo a consumar a Sua redenção e julgamento.

Como Cristo É Visto em 1 Tessalonicenses:

Com a vinda do Senhor mencionada em cada capítulo, Cristo é apresentando como esperança de salvação do crente, agora e aquando da Sua chegada. Quando vier, salvar-nos-á da ira (indubitavelmente, uma referência à Tribulação) (1:10; 5:4-11), dará recompensas (2:19), tornar-nos-á perfeitos (3:13), ressuscitar-nos-á (4:13-18) e santificará (porá à parte) todos os que tiverem confiado n'Ele (5:23).

Plano Geral:

I. O Passado: A Obra da Fé (1:1-3:13)

A. O Elogio dos Tessalonicenses (1:1-10)

1. A Avaliação de Paulo (1:1-4)

2. A Evidência da Vida (1:5-7)

3. A Explicação da Evidência (1:8-10)

B. A Conduta do Apóstolo e dos Seus Colaboradores (2:1-12)

1. O Seu Testemunho (2:1-2)

2. A Sua Palavra (2:3-7a)

3. O Seu Caminhar (2:7b-12)

C. A Conduta dos Tessalonicenses (2:13-16)

1. A Sua Recepção da Palavra (2:13)

2. A Sua Resposta à Palavra (2:14)

3. A Rejeição da Palavra (2:15-16)

D. A Preocupação do Apóstolo (2:17-20)

1. O Seu Coração para os Tessalonicenses (2:17)

2. O Seu Impedimento por parte de Satanás (2:18)

3. A Sua Esperança nos Tessalonicenses (2:19-20)

E. A Confirmação dos Tessalonicenses (3:1-10)

1. O Envio de Timóteo (3:1-5)

2. O Relato de Timóteo (3:6-10)

F. A Oração Final (3:11-13)

1. Oração Para Poder Voltar aos Tessalonicenses (3:11)

2. Oração Para Que os Tessalonicenses Cresçam no Amor (3:12)

3. Oração Para Que os Seus Corações Sejam Estabelecidos na Santidade (3:13)

II. O Presente: A Obra do Amor (4:1-12)

A. O Seu Amor por Deus Expresso numa Vida Santificada (4:1-8)

B. O Seu Amor pelos Irmãos, uma Expressão do Ensinamento de Deus (4:9-10)

C. O Seu Amor pelos Perdidos, Expresso numa Vida Piedosa (4:11-12)

III. A Perspectiva Futura: A Persistência da Esperança (4:13-5:28)

A. Concernente ao Dia de Cristo: O Conforto da Sua Vinda (4:13-18)

1. A Ressurreição dos Santos Adormecidos (4:13-16)

2. O Arrebatamento dos Santos Vivos (4:17-18)

B. Concernente ao Dia do Senhor (5:1-11)

1. A Vinda do Dia do Senhor (5:1-5)

2. A Conduta dos Cristãos (5:6-10)

3. Conclusão (5:11)

C. Concernente ao Comportamento na Congregação (5:12-28)

1. Prescrição Final (5:12-22)

2. Petição Final (5:23-24)

3. Pós-Escrito Final (5:25-28)

Segunda aos Tessalonicenses

Autor e Título:

Tal como 1 Tessalonicenses, esta carta também foi escrita por Paulo (confira 1 Ts. 1:1; 3:17). Contudo, a autoria paulina desta epístola tem sido posta em questão mais vezes do que a de 1 Tessalonicenses, embora possua mais apoio da parte dos escritores da Igreja primitiva. Entre os escritos dos pais da Igreja primitiva, não existe evidência de que a sua autoria tenha sido questionada. De facto, vários pais mencionaram Paulo nas suas obras como autor desta epístola. Foi apenas no século 19 que certas questões se levantaram a respeito da autoria desta epístola. As dúvidas provinham de críticos racionalistas, que também se recusavam a aceitar a afirmação bíblica de inspiração divina. De qualquer forma, as evidências externa e interna apoiam Paulo como autor.

As contestações baseiam-se mais em factores internos do que na pertinência das afirmações dos pais da Igreja. Pensa-se que existem diferenças no vocabulário (dez palavras não utilizadas em mais nenhum local), estilo (que se diz ser inesperadamente formal) e escatologia (a doutrina do “homem do pecado” não é ensinada em nenhum outro lado). Porém, tais argumentos não convenceram os estudiosos actuais. A maioria ainda defende a autoria paulina de 2 Tessalonicenses.28

Enquanto segunda carta para a igreja em Tessalónica, esta epístola é denominada no texto grego de Pros Thessalonikeis B, “Segunda aos Tessalonicenses”.

Data: 51-52 D.C.

Uma vez que as circunstâncias históricas são muito similares às de 1 Tessalonicenses, a maioria das pessoas crê que terá sido redigida pouco depois da primeira carta – talvez cerca de seis meses mais tarde. Embora as condições na igreja fossem semelhantes, a perseguição parece ter aumentado (1:4-5), e isto, em conjunto com outros factores, levou Paulo a escrever esta carta em Corinto, por volta de 51 ou 52 d.C., depois de Silas e Timóteo, portadores da primeira epístola, terem regressado com as notícias dos novos acontecimentos.

Tema e Propósito:

Segunda a Tessalonicenses foi evidentemente motivada por três acontecimentos principais de que Paulo ouvira falar: (1) notícias concernentes ao aumento da perseguição que enfrentavam (1:4-5), (2) lidar com os relatos de uma carta pseudo-paulina e outras deturpações do seu ensinamento a respeito do dia do Senhor e do arrebatamento da Igreja (2:1 ss) e (3) lidar com a forma como alguns respondiam à crença da vinda iminente do Senhor. Tal crença ainda era usada como base para fugirem às suas responsabilidades vocacionais. Assim, o apóstolo escreveu para lidar com o estado de ociosidade ou desordem que havia aumentado (3:5-15).

A fim de atender às necessidades que motivaram esta epístola, Paulo escreveu-a para confortar e corrigir. Ao fazer isso, perseguiu três propósitos abrangentes. Escreveu: (1) a fim de dar um incentivo aos Tessalonicenses para que perseverassem, descrevendo a recompensa e retribuição que teriam lugar no futuro juízo de Deus (1:3-10), (2) a fim de clarificar os eventos importantes pertencentes ao dia do Senhor, de modo a provar a falsidade das afirmações de que tal dia já havia chegado (2:1-2) e (3) a fim de providenciar instruções detalhadas quanto aos passos disciplinares que a igreja deveria tomar na correcção daqueles que se recusavam a trabalhar (3:6-15).

Palavras-Chave:

As palavras ou conceitos-chave são “juízo”, “retribuição” e “destruição”, girando todos em torno do regresso do Senhor no Seu dia. De facto, nesta epístola, 18 dos 47 versículos (38 porcento) dizem respeito a este assunto. Em 1 Tessalonicenses, o foco encontrava-se na vinda de Cristo para a Sua Igreja (4:13-18), enquanto, em 2 Tessalonicenses, o foco está na vinda de Cristo com a Sua Igreja, para julgar um mundo incrédulo (1:5-10; 2:3, 12).

Versículos-Chave:

  • 2:1-4. Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, 2:2 que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. 2:3 Ninguém, de maneira alguma, vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2:4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora, de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
  • 3:1-5. No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; 3:2 e para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. 3:3 Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno. 3:4 E confiamos de vós, no Senhor, que não só fazeis, como fareis, o que vos mandamos. 3:5 Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus e na paciência de Cristo.
  • 3:16. Ora o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz, de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós!

Capítulos-Chave:

O capítulo 2 é fulcral no sentido em que corrige um grave erro que se introduzira na igreja tessalonicense, ensinando que o dia do Senhor já chegara. Nele, o apóstolo ensinou-lhes que o dia do Senhor ainda não ocorrera, nem poderia chegar até que certos eventos tivessem lugar, não pelo arrebatamento iminente da Igreja, mas pelo dia do Senhor, a septuagésima semana de Daniel.

Como Cristo É Visto em 2 Tessalonicenses:

Um dos temas principais deste livro, especialmente nos capítulos 1-2, é o regresso de Cristo para o julgamento, onde porá fim a toda a rebelião e trará a retribuição. Segunda a Tessalonicenses antecipa Cristo, o próximo Juiz.

Plano Geral:

Para além da saudação e bênção, o livro divide-se facilmente em cinco secções:

I. Saudação ou Introdução (1:1-2)

II. Louva e Conforta a Respeito da Perseguição (1:4-12)

III. Corrige e Desafia a Respeito do Dia do Senhor (2:1-17)

A. Em Relação ao Presente (2:1-2)

B. Em Relação à Apostasia (2:3a)

C. Em Relação ao Homem do Pecado (2:3b-4)

D. Em Relação Àquele que o Impede (2:5-9)

E. Em Relação Àqueles que Não Crêem (2:10-12)

F. Em Relação aos Crentes (2:13-17)

IV. Ordena e Condena a Respeito da Ociosidade (3:1-16)

A. A Confiança do Apóstolo (3:1-5)

B. As Ordens do Apóstolo (3:6-15)

V. A Sua Bênção e Saudações Finais (3:16-18)

As Epístolas Pastorais

O último grupo principal de epístolas paulinas tem sido geralmente denominado de “Epístolas Pastorais”, um termo usado para designar as três cartas dirigidas a Timóteo e Tito (1 e 2 Timóteo; Tito). Originalmente, foram vistas como meras cartas pessoais e classificadas em conjunto com Filémon; porém, devido à sua forte relação com a vida da Igreja, começaram a ser chamadas “Epístolas Pastorais”. Embora endereçados a indivíduos, estes livros não se encontram limitados a comunicações pessoais e privadas, tendo um carácter mais oficial. Paulo dirigiu-os a Timóteo e Tito, de modo a guiá-los em matérias concernentes ao cuidado pastoral da Igreja, casa de Deus (compare 1 Tm. 3:14-15; 4:6-15 com 2 Tm. 2:2).

O termo “pastoral” é uma designação do século 18 acrescentada ao longo dos anos 29 e, embora não inteiramente exacto, é, de alguma forma, uma descrição apropriada para estas três cartas. Para além disso, devido à grande extensão que estas epístolas dedicam a lidar com a ordem e disciplina da Igreja, o termo “pastoral” está correcto. Estas epístolas lidam com a organização, políticas e culto eclesiais, todos estes tópicos preocupações vitais para a saúde pastoral da Igreja. Contudo, o termo “pastoral” não é exacto no sentido em que Timóteo e Tito não eram pastores no sentido actual da palavra. Sendo assim, quem eram eles?

Primeiro, eram representantes oficiais do apóstolo Paulo, que os enviara a diversas igrejas, como Éfeso e Creta. Uma vez nesses locais, dispunham de capacidade oficial para lidar com situa­ções e necessidades especiais. Durante o período entre o tempo dos apóstolos e a transição mais completa para anciãos e diáconos, estes homens foram enviados por Paulo como seus representantes apostólicos, para repelir e lidar com certas condições e pessoas que ameaçavam prejudicar o trabalho e min­istérios destas igrejas.

Segundo, Timóteo e Tito possuíam indubi­tavelmente as qualidades necessárias para o ministério pastoral e, embora houvesse um elemento de cuidado pastoral naquilo que faziam, não eram anciãos nem pastores, concedidos a diversas igrejas pelo Senhor para ministérios a longo prazo (1 Pd. 5:1 ss). Em vez disso, enquanto delegados oficiais de Paulo, foram enviados para ajudar as igrejas a estabelecer os seus ministérios, pastoralmente falando (confira Tito 1:5 ss).

Pensando bem, em conteúdo, estes livros são de natureza pastoral, proporcionado orientação para o cuidado, conduta, ordem, ministério e administração de igrejas ou assembleias de fiéis. Tal é verdade tanto quando lidam com assuntos pessoais, como com o ministério corporativo da igreja. Em resumo, portanto, estes livros foram projectados por Deus para nos ajudar nas nossas responsabilidades pastorais e no desenvolvimento orgânico, bem como para servirem de guia à vida das igrejas locais.

Sobre este aspecto, poderá ser feita uma observação importante. De entre as treze cartas de Paulo, estes são os últimos livros que escreveu. O que há de tão relevante nisso? Uma vez que estes livros lidam com a ordem, ministério e organiza­ção da igreja, porque não foram os primeiros? Se eu ou você estivéssemos a fazer isto (especialmente hoje em dia), provavelmente tentaríamos primeiro colocar em ordem a organização administrativa e a estrutura, preocupando-nos depois com a doutrina. Aqui ficam algumas sugestões para reflectir:

Sugestão 1. É claro que a ordem e organização são importantes. A igreja é um corpo espiritual, um organismo, e cada crente é um membro, com funções especiais e tarefas a desempenhar, mas a necessidade prioritária, tão essen­cial ao funcionamento da igreja conforme Deus a projectou, é a teologia (ensinamento) e compreensão correctas da Palavra, bem como a sua aplicação pessoal num modo de viver semelhante a Cristo. Tal concede-nos os alicerces espirituais e morais nos quais baseamos os nossos métodos, estratégia e administração. Assim, embora os nossos métodos variem com frequência, nunca deverão contradizer os princípios morais ou espirituais da Palavra de Deus.

Dar, por exemplo, é uma responsabilidade corporativa e individual, mas a nossa dádiva e a colecta de dinheiro deverão ser feitas de modo a não violarem certos princípios bíblicos, tais como dar voluntariamente, em detrimento de mediante métodos que empreguem coacção ou manipula­ção.

Sugestão 2. A organização, ou melhor, o crescimento orgânico e unido de uma igreja, deverão basear-se no ensinamento correcto, que assenta no manuseio adequado da Palavra, isto é, da verdade objectiva de Deus, em conjunto com o uso de pessoas qualificadas e numa relação espiritual boa com Ele. Ao tentarmos levar a cabo uma organização com base na tradição ou contexto, acabamos com uma organização que não só não é bíblica, mas que também tem falta de fervor espiritual e capacidade de funcionar da forma que Deus deseja.

Estes livros, portanto, lidam com assuntos de ordem eclesial, ou eclesi­ologia, não mencionados até então; antes de Deus dar à Igreja orientações para a sua organização (ou ordens tão específicas como as que encontramos nas pastorais), deu-nos Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses. Será porque a organização não é impor­tante? Não! É apenas porque a organização e administração não são aspectos prioritários. São secundários. Para além disso, o ensinamento e espiritualidade sólidos são o que, em última análise, produzem ministérios eficazes de acordo com os padrões de Deus, manifestando o espírito e carácter de Cristo em termos de ministério e alcance.

Sugestão 3. Outro conceito está intimamente relacionado com isto. Algumas áreas da eclesio­logia são mais difíceis de determinar do que outras. Em resultado, os estudantes da Palavra têm debatido certos assuntos durante anos, tais como a forma exacta de governo, ou como seleccionar e nomear homens para cargos de liderança. Será que esta selecção deverá ser levada a cabo pelo grupo de anciãos, pela congregação, ou por decisão conjunta?

Dado que existe uma tal divergência de opiniões, será que isto significa que devemos perder o interesse no que toca a questões de governo da igreja? Claro que não. Devemos estudar cuidadosamente estes assuntos e procurar respostas bíblicas, a fim de podermos chegar a conclusões baseadas no nosso estudo dos factos da Escritura. Mas o importante é simplesmente isto: independentemente do modelo de governo eclesial, dentro de certos limites, claro, se a Palavra de Deus está a ser consistente e correctamente proclamada, com uma dependência devota no Senhor, e se as pessoas levarem esta questão a sério, a igreja estará viva, num contacto vital com Cristo, e eficaz no serviço do Senhor.

Primeira a Timóteo

Autor e Título:

Atendendo à sua proximidade em termos de foco e pensamento, a confirmação e autoria das três epístolas pastorais será tratada aqui. Também já foi salientado que, uma vez que as três epístolas estão intimamente associadas em pensamento e estilo, é usual que a autoria paulina ou seja aceite, ou rejeitada para todas elas.

Embora estas três cartas tenham sido atacadas mais vezes do que qualquer outra epístola de Paulo, tanto a evidência externa como a interna apoiam uma autoria paulina. Alguns pais da Igreja primitiva, tais como Policarpo e Clemente de Roma, fazem alusão a estas epístolas como sendo paulinas. Adicionalmente, Ireneu, Tertuliano, Clemente de Alexandria e o Cânone Muratori fazem a mesma coisa. Além disso, os livros mencionam Paulo como autor (1 Tm. 1:1; 2 Tm. 1:1, Tito 1:1). Adicionalmente, os ensinamentos doutrinais e pormenores autobiográficos adequam-se à vida de um Paulo com idade avançada, perto do fim do seu ministério (veja 1:12-17; 2:7; 2 Tm. 1:1-8; 4:9-22; Tito 1:5; 3:12-13).30 Usualmente, os que põem em causa a autoria de Paulo fazem-no com base nos seguintes aspectos:

... que (1) as viagens de Paulo descritas nas pastorais não se encaixam em nenhuma parte do registo histórico do livro dos Actos, (2) a organização eclesial nelas descrita corresponde à do segundo século e (3) o vocabulário e estilo diferem de forma significativa dos utilizados nas outras cartas paulinas. Aqueles que sustentam a autoria paulina refutam: (1) não há nenhuma razão que obrigue a crer que Actos contenha a história completa da vida de Paulo. Uma vez que a sua morte não se encontra registada em Actos, aparentemente foi libertado do seu primeiro encarceramento em Roma, viajou pelo império durante vários anos (talvez mesmo até Espanha), foi preso de novo, encarcerado em Roma pela segunda vez e martirizado sob o poder de Nero; (2) nenhum aspecto da organização eclesial reflectida nas pastorais requer uma data mais tardia (veja Actos 14:23; Fl. 1:1); e (3) a questão da autoria não pode ser decidida unicamente com base no vocabulário, sem ter em consideração a forma como o assunto a tratar afecta a escolha de palavras de um escritor. Espera-se que o vocabulário usado para descrever a organização eclesial, por exemplo, seja diferente do utilizado para ensinar a doutrina do Espírito Santo. Não há nenhum argumento contra a autoria paulina para o qual não exista uma resposta razoável. E, é claro, as próprias cartas declaram terem sido redigidas por Paulo.31

Os títulos gregos para 1 e 2 Timóteo são Pros Timotheon A e Pros Timotheon B, “Primeira a Timóteo” e “Segunda a Timóteo”. O nome de Timóteo significa “aquele que honra a Deus”.

Data: 63-66 D.C.

Ao comparar-se Actos com as epístolas, torna-se claro que 1 Timóteo e Tito pertencem a um período após a primeira libertação e absolvição de Paulo em Roma. Por causa disto, 1 Timóteo deverá ser datada após a sua primeira libertação, por volta da Primavera de 63 d.C., mas antes do surto de perse­guições neronianas, em 64 d.C.. Primeira a Timóteo foi provavelmente redigida em 63 d.C., logo após a sua primeira libertação. Tito foi escrita por volta de 65 d.C., e 2 Timóteo em 66 d.C.. De acordo com Eusébio, pai da Igreja primitiva, Paulo faleceu em 67 d.C.. Enquanto cidadão romano, morreu pela espada (decapitado), em vez de ser sujeito à crucificação, como aconteceu a Pedro.

As viagens missionárias de Paulo ocuparam aproximadamente os anos 48-56 d.C.. A partir de 56-60, Paulo percorria lentamente os tribunais romanos, chegando por fim a Roma. Durante dois anos, 61-62, Paulo foi mantido em prisão domiciliária em Roma, tendo sido presumivelmente libertado ao fim desse período. A partir de 62-67, Paulo viajou com mais ou menos liberdade, deixando Timóteo em Éfeso e Tito em Creta, escrevendo subsequentemente uma carta para cada um. Assim, as datas aproximadas para 1 Timóteo e Tito são talvez 63-66. Depois de ser recapturado e encarcerado uma vez mais, Paulo escreveu uma segunda carta a Timóteo, 2 Timóteo. Portanto, 2 Timóteo, datada aproximadamente em 67 d.C., representa a última Epístola Paulina.32

Tema e Propósito:

Podem ser vistos pelo menos cinco propósitos claros em 1 Timóteo. Paulo escreveu: (1) para encorajar e incentivar o espírito e coragem de Timóteo, lembrando-lhe a sua carga ou dever (1:3), o seu dom espiritual (4:14), a sua boa profissão (6:12) e o depósito de doutrina que lhe fora confiado (6:20); (2) para proporcionar a Timóteo compreensão bíblica, lidando com os erros dos falsos doutores, e para encorajar Timóteo a permanecer na doutrina salutar (1:3-11, 18-20; 4:1-16; 6:3 ss); (3) para dar orientações concernentes à conduta eclesial apropriada na adoração (capítulo 2); (4) para fornecer orientação a respeito de numerosos assuntos que haveriam de surgir, mostrando como se deveria lidar com eles. Tal incluiria coisas como as seguintes: qualificações dos anciãos e diáconos (capítulo 3), conduta adequada com diversos grupos etários – anciãos e viúvas (capítulo 5). Finalmente, (5) escreveu para advertir contra os males do materialismo (capítulo 6).

O tema de 1 Timóteo, tal como Tito e 2 Timóteo, é duplo, com uma faceta que envolve o indivíduo, e outra envolvendo a Igreja.

  • Para o indivíduo, o tema é “combater o bom combate” (1:18).
  • Para a Igreja, o tema é “como comportar-se na igreja, casa de Deus” (3:15).

Palavra(s)-Chave:

Sendo 1 Timóteo, em muitos aspectos, um manual de liderança e conduta da igreja, um termo-chave é “sã doutrina”, enfatizado em vários locais (veja 1:10; 4:6; 6:1-3). Porém, não deve subestimar-se o conceito de “conduta” ou “piedade”, que ocorre nove vezes (compare 2:2, 10; 3:16; 4:7, 8; 6:3, 5, 6, 11 com 3:15 e 4:12). Como é óbvio, tal é adequado, uma vez que a doutrina salutar deve conduzir a uma conduta piedosa.

Versículos-Chave:

  • 1:5. Ora o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência e de uma fé não fingida.
  • 3:14-16. Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; 3:15 mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 3:16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.
  • 6:11-12. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 6:12 Milita a boa milícia da fé; toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

Capítulo-Chave:

Uma vez que a liderança é tão determinante para o crescimento espiritual e eficácia de uma igreja, o capítulo 3, que expõe as qualificações para um cargo de liderança, é claramente um capítulo-chave. “Estão notavelmente ausentes qualidades mundanas de sucesso e posição. Em vez disso, Paulo enumera qualidades de carácter, demonstrando que a verdadeira liderança advém do nosso percurso com Deus, em detrimento de feitos ou sucesso vocacional.”33

Como Cristo É Visto em 1 Timóteo:

Destacam-se várias passagens, apontando para a pessoa e ministério do Salvador. Ele é a fonte do nosso chamamento, força, fé e amor, tão necessários para o ministério (1:12-14), aquele que veio para salvar os pecadores (1:15), o único “mediador entre Deus e os homens” (2:5), Deus manifestado “na carne, justificado pelo Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, acreditado no mundo e exaltado na glória” (3:16) e o “Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (4:10).

Plano Geral:

I. A Saudação (1:1-2)

II. Instruções a Respeito da Doutrina (1:3-20)

A. Advertência Contra a Falsa Doutrina (1:3-11)

B. O Testemunho de Paulo sobre a Graça (1:12-17)

C. Recomendação de Paulo para Timóteo (1:18-20)

III. Instruções a Respeito da Adoração (2:1-2:15)

A. Instruções a Respeito da Oração (2:1-7)

B. Instruções a Respeito de Homens e Mulheres (2:8-15)

IV. Instruções a Respeito dos Líderes (3:1-16)

A. Acerca dos Anciãos e Diáconos (3:1-13)

B. Explicação Parentética (3:14-16)

V. Instruções a Respeito dos Perigos (4:1-16)

A. Descrição dos Perigos (4:1-5)

B. Deveres e Defesa Contra os Perigos (4:6-16)

VI. Instruções a Respeito de Diversas Responsabilidades (5:1-6:10)

A. Acerca de Vários Grupos Etários (5:1-2)

B. Acerca das Viúvas (5:3-16)

C. Acerca dos Anciãos (5:17-25)

D. Acerca dos Escravos e Senhores (6:1-2)

E. Acerca dos Heréticos e Gananciosos (6:3-10)

VII. Instruções Finais a Timóteo (6:11-21)

A. Exortação à Piedade (6:11-16)

B. Instruções para os Ricos (6:17-19)

C. Exortações para Permanecer Fiel (6:20-21)

Segunda a Timóteo

Autor e Título:

Consulte o material em 1 Timóteo.

Data: 67 D.C.

Consulte o material em 1 Timóteo.

Tema e Propósito:

Quando olhamos para 2 Timóteo, encontramos uma atmosfera muito diferente. Em 1 Timóteo e Tito, Paulo encontrava-se livre e disponível para viajar, mas aqui é prisioneiro numa masmorra fria, enfrentando a morte. Nesta carta, Paulo tinha dois grandes propósitos em mente. Escreveu (1) para pedir a Timóteo que viesse para Roma o mais depressa possível, em vista da sua morte iminente (compare 4:9, 21 com 4:6-8), e (2) para advertir Timóteo quanto a permanecer na sã doutrina, defendendo-a de todos os erros, suportando as dificuldades como um bom soldado e compreendendo que vivemos nos dias de apostasia crescente.

Tal como em 1 Timóteo, existe um aspecto pessoal e um aspecto corporativo nos temas do livro:

  • Para o indivíduo, o tema é “reavivar a chama do dom de Deus” (2 Tm. 1:6), embora existam vários outros versículos que poderiam formar o tema quer individual, quer corporativamente (confira 1:14; 2:1, 2; 2:15; 4:5).
  • Para a Igreja, o tema poderia ser confiar a sã doutrina a homens fiéis, também capazes de ensinar outros, servindo e sofrendo como bons soldados de Cristo (2:2-4), ou talvez combatendo o bom combate e terminando a carreira (4:6-7).

Palavra(s)-Chave:

Em vista do desafio lançado no capítulo 2 e do modelo no capítulo 4, “resiliência no ministério” é um conceito-chave adequado a esta carta.

Versículos-Chave:

  • 1:7. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
  • 2:1-4. Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; 2:2 e o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idóneos, para também ensinarem os outros. 2:3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. 2:4 Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
  • 3:14-17. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. 3:15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 3:16 Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 3:17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Capítulos-Chave:

Estou convencido de que Wilkinson e Boa estão correctos ao escreverem: “O segundo capítulo de Segunda a Timóteo deveria ser leitura diária obrigatória para qualquer pastor e trabalhador cristão a tempo inteiro. Paulo enumera os pontos-chave para um ministério bem-sucedido e duradouro: Um ministério reprodutível (1-2); um ministério resiliente (3-13); um ministério estudioso (14-18); e um ministério santo (19-26).”34

Uma vez que, na realidade, todos os crentes são chamados, de uma ou de outra forma, a um ministério a tempo inteiro, este capítulo seria mais do que benéfico para todos os cristãos.

Como Cristo É Visto em 2 Timóteo:

No cerne de qualquer ministério e da nossa capacidade de perseverança, encontra-se a doutrina da pessoa e obra de Cristo. Não é surpreendente, portanto, que, mesmo num livro que realça o papel da resiliência no ministério, a doutrina de Cristo seja proeminente. Aqui, Ele é descrito como Aquele que “destruiu a morte e suscitou a vida e a imortalidade, pelo Evangelho” (1:10), Aquele que ressuscitou dos mortos (2:8), Aquele que proporciona a salvação e a glória eterna (2:10), Aquele com quem todos os crentes morreram, com quem todos viverão, e a partir do qual serão recompensados pelo seu serviço fiel (com a coroa da justiça), privilegiando de reinarem com Ele (2:11-13; 4:8).

Plano Geral:

I. A Saudação (1:1-2)

II. A Expressão de Agradecimento por Timóteo (1:3-7)

III. A Convocação para Recordar as Responsabilidades de Timóteo (1:8-18)

IV. O Carácter de um Servo Fiel (2:1-26)

A. É Forte na Graça (2:1)

B É um Multiplicador de Discípulos (2:2)

C. É Determinado como um Soldado (2:3-4)

D. É Rigoroso Como um Atleta e Resiliente Como um Agricultor (2:5-13)

E. É um Operário Diligente (2:14-19)

F. É um Vaso Santificado (2:20-23)

G. É um Servo Gentil (2:24-26)

V. Advertências para um Servo Fiel (3:1-17)

A. O Perigo da Apostasia (3:1-9)

B. A Protecção Contra a Apostasia (3:10-17)

VI. A Responsabilidade de Pregar a Palavra (4:1-5)

VII. O Conforto de um Servo Fiel (4:6-18)

A. Uma Boa Conclusão para a Vida (4:6-7)

B. Um Bom Futuro Após a Vida (4:8)

C. Bons Amigos na Vida (4:9-18)

VIII. Saudações Conclusivas (4:19-22)

Tito

Autor e Título:

Uma vez que a autoria das Epístolas Pastorais já foi abordada, consulte 1 Timóteo. No texto grego, Tito é intitulado de Pros Titon, “A Tito”.

Embora Tito nunca seja mencionado em Actos, as numerosas referências nas epístolas de Paulo (13 ocorrências) tornam claro que era um dos colaboradores no evangelho mais próximos e de maior confiança de Paulo. Quando Paulo deixou Antioquia para debater o evangelho da graça em Jerusalém (Actos 15:1 ss), em conjunto com os líderes que ali se encontravam, levou consigo Tito (um gentio) (Gl. 2:1-3), como exemplo de alguém aceite mediante a graça sem circuncisão, o que justificava a posição de Paulo neste assunto (Gl. 2:3-5). Parece também que Tito terá trabalhado com Paulo em Éfeso, durante a terceira viagem missionária. De lá, o apóstolo enviou-o a Corinto, onde ajudou essa igreja nas suas obras (veja 2 Co. 2:12-13; 7:5-6; 8:6).

Data: 62-67 D.C.

Uma recapitulação dos acontecimentos pertinentes para esta epístola ajudará a dar alguma ideia acerca de uma provável data para Tito, embora se desconheça a datação exacta. Primeiro, Paulo fora libertado da sua prisão domiciliária em Roma (local onde o encontramos no final de Actos). É possível que, dado Paulo ser cidadão romano e não conseguirem provar as acusações, os seus acusadores tenham decidido não apresentar queixa contra ele perante César (veja Actos 24-25; 28:30). Essencialmente, portanto, o caso foi perdido por falta de comparência do adversário e Paulo foi libertado. O apóstolo visitou então Éfeso, onde deixou Timóteo a supervisionar a igreja, e continuou até à Macedónia. Da Macedónia (região norte da Grécia), escreveu 1 Timóteo (1 Tm. 1:3). Visitou depois Creta, deixando Tito nesse local a fim de pôr em ordem os problemas remanescentes nas igrejas de Creta. Em seguida, Paulo foi para Nicópolis, em Acaia (região sul da Grécia, Tito 3:12). Depois, a partir da Macedónia ou de Nicópolis, Paulo escreveu a epístola a Tito, a fim de o encorajar e instruir. Mais tarde, visitou Tróade (2 Tm. 4:13), onde foi preso, levado para Roma, encarcerado e por fim decapitado. Conforme previamente referido, foi em Roma, durante este segundo encarceramento numa masmorra, que escreveu 2 Timóteo. Estes eventos tiveram lugar entre 62-67 d.C..

Tema e Propósito:

Nesta epístola, vêem-se vários temas e propósitos. Paulo escreveu:

  1. Para instruir Tito acerca do que deveria fazer para corrigir os assuntos em falta, de modo a estabelecer devidamente as igrejas em Creta.
  2. Para conceder a Tito uma autorização pessoal, em vista da oposição e dissidentes que enfrentava (veja 2:15; 3:1-15).
  3. Para orientá-lo quanto à forma de encarar esta oposição e dar-lhe instruções especiais a respeito da fé e conduta, e para advertir contra os falsos doutores (1:5, 10-11; 2:1-8, 15; 3:1-11).
  4. Para expressar os seus planos de se encontrar novamente com Tito em Nicópolis, para passar o Inverno (3:12). Não sabemos se este encontro alguma vez ocorreu. A tradição afirma que Tito regressou mais tarde a Creta, e aí serviu durante o resto da sua vida.

O tema consiste em mostrar a forma como a graça de Deus, que nos apareceu na vida e morte salvadora de Cristo, nos ensina a rejeitar a impiedade e a viver justa e sobriamente como um povo cheio de boas obras, segundo a doutrina de Deus (2:10–3:9).

Questões importantes discutidas nesta carta incluem as qualificações para os anciãos (1:5-9), instruções para vários grupos etários (2:1-8), relação com o governo (3:1-2), relação entre a regeneração, as obras humanas e o Espírito (3:5) e o papel da graça em promover as boas obras entre o povo de Deus (2:11-3:8).

Palavras-Chave:

Nesta breve epístola, o conceito de “boas obras” ocorre seis vezes (1:16; 2:7, 14; 3:5, 8, 14). Duas outras palavras-chave são “graça” (1:4; 2:11; 3:7, 15) e “fé” (1:1, 4, 13; 2:10, 13, e 3:15). Boas obras não devem ser produto da ingenuidade humana ou da religião morta, mas sim a obra da graça de Deus, através de fé no Seu poder, conforme manifestado em Cristo, o Salvador.

Versículos-Chave:

  • 1:5. Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei.
  • 2:11-13. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 2:12 ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos, neste presente século, sóbria, e justa, e piamente, 2:13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.
  • 3:3-7. Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. 3:4 Mas, quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 3:5 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou, pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, 3:6 que abundantemente Ele derramou sobre nós, por Jesus Cristo, nosso Salvador; 3:7 para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

Capítulos-Chave:

Sem dúvida, o capítulo 2 é um capítulo-chave, devido à sua ênfase nas relações na igreja (2:1-10) e na forma como uma compreensão e foco adequado na primeira e segunda vinda (a abençoada esperança) de Cristo devem ter impacto na vida da igreja.

Como Cristo É Visto em Tito:

Uma vez mais, como é tão consistente nos ensinamentos de Paulo, vemos de que forma as boas obras ou a conduta do cristão estão tão relacionadas com a pessoa e obra de Cristo – passada, presente e futura. Neste livro, contemplamos a divindade (2:13) e a obra redentora do Salvador (2:12). Aqui, Cristo Jesus é categoricamente descrito como “nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predilecção, zeloso na prática do bem” (2:13-14).

A frase “nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” constitui um dos textos cristologicamente importantes afectados pela regra de Granville Sharp. De acordo com esta regra, no constructo artigo-nome-kaiv-nome, o segundo nome refere-se à mesma pessoa descrita pelo primeiro, quando (1) nenhum é impessoal; (2) nenhum é plural; (3) nenhum é um nome próprio. Para uma discussão mais alargada, consulte Exegetical Syntax, 270-78, esp. 276.35

Plano Geral:

I. Saudação e Cumprimentos Inaugurais (1:1-4)

II. Ordenação dos Anciãos na Igreja (1:5-9)

III. Infractores na Igreja (1:10-16)

IV. Funcionamento da Igreja (2:1-3:11)

A. Deveres de Tito (2:1-10)

B. Orientações a Respeito da Graça de Deus (2:11-15)

C. Demonstração das Boas Obras (3:1-11)

V. Instruções e Cumprimentos Finais (3:12-15)

Filémon

Autor e Título:

Tal como as restantes epístolas da prisão (Efésios, Filipenses e Colossenses), Filémon foi redigida por Paulo durante o seu primeiro encarceramento em Roma. O facto de Paulo ser o autor é apoiado tanto por evidência externa como interna. Primeiro, “entre os pais da Igreja, Inácio, Tertuliano, Orígenes e Eusébio proporcionam evidências a favor da canonicidade deste breve livro. Foi também incluído no cânone de Marcião e no fragmento muratoriano”.36 Quanto à evidência interna. Paulo refere-se a si mesmo como autor nos versículos 1, 9 e 19.

A carta dirige-se a Filémon, dono de Onésimo, um dos milhões de escravos no Império Romano, que roubara o seu senhor e fugira. Onésimo conseguiu chegar a Roma, onde, segundo a providência de Deus, entrou em contacto com o apóstolo Paulo, que o levou a confiar em Cristo (v.10). Assim, quer Onésimo, quer Filémon deparavam-se com a necessidade de cumprirem o seu dever cristão um para com o outro. Onésimo deveria regressar para o seu senhor e Filémon deveria recebê-lo com perdão, como a um irmão cristão. A morte era o castigo habitual para um escravo fugitivo, mas Paulo intercede a favor de Onésimo.

Por conseguinte, o livro é intitulado de Pros Philemona, “A Filémon”.

Data: 61 D.C.

Uma vez que foi redigida durante o primeiro encarceramento de Paulo em Roma, terá sido escrita por volta de 61 d.C..

Tema e Propósito:

O propósito prioritário desta carta, a mais pessoal de todas as cartas de Paulo, era pedir a Filémon que perdoasse Onésimo e o aceitasse de volta como a um irmão amado e servo companheiro no evangelho (veja vv. 10-17). No processo, Paulo pede a Filémon que coloque isto na sua própria conta. Como tal, esta epístola é uma ilustração apropriada de Cristo, que tomou o nosso lugar enquanto nosso substituto (veja v.18). Um propósito secundário é ensinar o sentido prático do amor cristão, ao procurarmos expressar os efeitos capazes de mudar a vida da existência de Cristo na nossa, à medida que transforma as nossas relações com os outros, quer em casa, quer nas relações senhor/escravo ou patrão/empregado. Nas outras epístolas da prisão, Paulo falou sobre esta nova relação (Ef. 6:5-9; Cl. 3:22; 4:1). Nesta carta, encontramos um exemplo maravilhoso. Um propósito final era manifestar a acção de graças de Paulo por Filémon e pedir-lhe que lhe preparasse alojamento, para quando fosse libertado da prisão (vv. 4-7 e 22).

O tema, portanto, é o poder do evangelho, capaz de mudar a vida e de chegar até diversas condições sociais, alterando as nossas relações da escravidão à irmandade.

Filémon não era o único proprietário de escravos na igreja colossense (veja Cl. 4:1), por isso esta carta proporcionou directrizes para outros senhores cristãos, relativamente à relação com os seus escravos-irmãos. Paulo não negou os direitos de Filémon sobre o seu escravo, mas pediu-lhe que aplicasse o princípio da irmandade cristã à situação com Onésimo (v. 16). Em simultâneo, Paulo ofereceu-se para pagar pessoalmente qualquer dívida de Onésimo. Esta carta não é um ataque à escravatura em si mesma, mas sim uma sugestão de como senhores e servos cristãos poderiam viver a sua fé dentro desse sistema perverso. É possível que Filémon tenha libertado Onésimo, enviando-o novamente para junto de Paulo (v. 14). Também tem sido sugerido que Onésimo se tenha tornado ministro e, mais tarde, bispo da igreja em Éfeso (Inácio, Aos Efésios, 1).37

Palavras-Chave:

Palavras ou conceitos-chave são “Unidade” e “perdão em Cristo”.

Versículos-chave:

  • 15-18. Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor?... E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.

Como Cristo É Visto em Filémon:

O perdão que o crente encontra em Cristo é maravilhosamente retratado por meio de uma analogia em Filémon. Motivado por amor, Paulo intercede a favor de Onésimo (vv. 10-17), culpado de um grave crime (vv. 11, 18). Paulo coloca de lado os seus direitos (v. 8) e torna-se substituto de Onésimo, assumindo a dívida deste (vv. 18-19). Graças ao gesto benevolente de Filémon, foi possível recuperar Onésimo, colocando-o numa nova relação (vv. 15-16). Nesta analogia, somos como Onésimo. A defesa de Paulo diante de Filémon é paralela à obra de mediação de Cristo diante do Pai. Onésimo, condenado pela lei, foi salvo pela graça.38

Plano Geral:

I. Oração de Acção de Graças por Filémon (vv. 1-7)

II. Intercessão de Paulo por Onésimo (vv. 8-18)

III. Promessa de Paulo a Filémon (vv. 19-21)

IV. Assuntos Pessoais (vv. 22-25)

Artigo original por J. Hampton Keathley III, Th.M.

Tradução de C. Oliveira

J. Hampton Keathley III, Th.M., licenciou-se em 1966 no Seminário Teológico de Dallas, trabalhando como pastor durante 28 anos. Em Agosto de 2001, foi-lhe diagnosticado cancro do pulmão e, no dia 29 de Agosto de 2002, partiu para casa, para junto do Senhor.

Hampton escreveu diversos artigos para a Fundação de Estudos Bíblicos (Biblical Studies Foundation), ensinando ocasionalmente Grego do Novo Testamento no Instituto Bíblico Moody, Extensão Noroeste para Estudos Externos, em Spokane, Washington.


1 Walter M. Dunnett, p. 40.

2 Este material foi retirado do livro de J. Sidlow Baxter's, Explore the Book (Examinai as Escrituras), pp. 63-64.

3 Frank E. Gaebelein, Editor Geral, The Expositor's Bible Commentary, New Testament, Zondervan, Grand Rapids, 1976-1992, versão electrónica.

4 Ryrie, p. 1786.

5 Ryrie, p. 1786.

6 Nota de Tradução – no texto original, o autor sugere a consulta da Bíblia NET, não disponível em português. As três passagens apresentadas em português correspondem à versão JFA-RC.

7 Wilkinson/Boa, p. 374.

8 Nota de Tradução – aproximadamente 550 metros.

9 Henry Clarence Thiessen, Introduction to the New Testament, Eerdmans, Grand Rapids, 1943, pp. 202-03.

10 Gaebelein, versão electrónica.

11 Ryrie, p. 1844.

12 Walvoord/Zuck, versão electrónica.

13 Wilkinson/Boa, p. 390.

14 Este plano geral foi retirado de The Expositor's Bible Commentary, New Testament, Frank E. Gaebelein, Editor Geral, Zondervan, Grand Rapids, 1976-1992, versão electrónica.

15 Merrill F. Unger, The New Unger’s Talking Bible Dictionary, Direitos de autor originais © 1957 Instituto Bíblico Moody de Chicago, versão electrónica.

16 Ryrie, p. 1863.

17 Thiessen, p. 212.

18 Ryrie, p. 1875.

19 Thiessen, p. 239.

20 Wilkinson/Boa, p. 400.

21 Ryrie, p. 1875. Para uma discussão mais detalhada, consulte a nota 2 sobre este assunto no respectivo versículo, disponível na Bíblia NET.

22 The NIV Study Bible Notes, Zondervan, Grand Rapids, versão electrónica.

23 O plano geral aqui apresentado segue o de Ryrie com pequenas variações, pp.1886-1887.

24 Gaebelein, versão electrónica.

25 A.T. Robertson, Paul and the Intellectuals, edição revista. W. C. Strickland (Nashville: Broadman, 1959), p. 12.

26 Wilkinson/Boa, p. 413.

27 O plano geral que se segue foi retirado de uma fantástica série de 12 estudos por Dr. S. Lewis Johnson, em Bibliotheca Sacra, “Studies in the Epistle to the Colossians,” com início no volume 118, # 471.

28 NIV Study Bible Notes, Zondervan, 1985, versão electrónica.

29 Theissen, p. 253.

30 Para uma discussão detalhada das questões de autoria, consulte Donald. Guthrie, The Pastoral Epistles, Tyndale Press, Londres, 1969,  pp. 11-52; W. Hendricksen, A Commentary On 1 & II Timothy and Titus, The Banner of Truth Trust, Londres, 1957, pp. 4-33; e Henry Clarence Theissen, Introduction To The New Testament, Eerdmans, Grand Rapids, 1943,  pp. 253-60.

31 Ryrie, p. 1916.

32 Walvoord/Zuck, versão electrónica.

33 Wilkinson/Boa, p. 429.

34 Wilkinson/Boa, p. 435.

35 Proveniente da nota de rodapé na Bíblia NET, BSF website CD, versão electrónica.

36 Walvoord/Zuck, versão electrónica.

37 Ryrie, p. 1939.

38 Wilkinson/Boa, p. 444.

Related Topics: Canon, Introductions, Arguments, Outlines

Report Inappropriate Ad