MENU

Where the world comes to study the Bible

Prefácio ao Livro de Gênesis: do Paraíso aos Patriarcas

Related Media

Em consequência de um trágico incidente, uma mulher muito jovem teve um filho fora do casamento. Essa criança foi dada para adoção e durante muito tempo não se ouviu falar dela. Anos mais tarde, num fim de semana de Páscoa, o filho daquela mulher entrou em contato com ela. Quando mãe e filho se encontraram pela primeira vez, depois de tantos anos, ele lhe contou todo o esforço que fez para encontrá-la. Seus pais adotivos eram pessoas maravilhosas e muito amorosas, mas ele sentia a necessidade de encontrar sua mãe biológica. Ele queria saber de onde vinha, e quem o tinha gerado.

Esta história poderia ser repetida muitas vezes, de várias formas. Todos queremos saber de onde viemos. Os gentios que vieram a crer em Jesus Cristo foram adotados na família de Deus. Em termos bíblicos, nós fomos enxertados na videira, e essa videira é Israel (ver Romanos, capítulo 11). Nossas “raízes” como cristãos penetram bem fundo na história bíblica. Queremos saber de onde viemos, e é o livro de Gênesis que descreve essas origens.

Em Gênesis, encontramos a descrição da origem do nosso mundo e da raça humana (capítulos 1 e 2). Encontramos também a origem da depravação humana e do pecado, na “queda do homem” descrita no capítulo 3. Vemos os efeitos devastadores da maldade dos homens, e suas horríveis consequências, no julgamento e na maldição de Deus (capítulos 3 e 4), no dilúvio (capítulos 6 a 9), na confusão de Babel (capítulo 11) e na destruição de Sodoma e Gomorra (capítulos 18 e 19). Também podemos ver a graça de Deus em Seus meios para a salvação do homem, começando pela promessa de salvação em Gênesis 3:15, tornando-se mais evidente na arca de Noé e na aliança de Deus com ele (capítulos 6 a 9), no resgate de Ló e sua família (capítulo 19), na aliança com Abraão (Gênesis 12:1-3, etc), e no período em que Israel esteve no Egito (capítulo 37 e ss).

Gênesis não é um conto de fadas de “era uma vez...”. Gênesis é história, mas é uma história escrita de tal forma que prende a nossa atenção durante todos os seus 50 capítulos. Vamos abordar este estudo com o entusiasmo que ele merece. Vamos ouvir e aprender de onde viemos, bem como aprender mais sobre o “paraíso” ao qual todos os verdadeiros cristãos estão destinados.

Gostaria de sugerir que, antes de iniciar o estudo detalhado deste livro (e as mensagens sobre ele), você se sente e leia o livro todo, se possível, de uma só vez. Será um tempo bem gasto. Depois, eu lhe pediria para orar a Deus para Ele tornar clara a você a mensagem e o significado do livro, de forma a isso se tornar parte da transformação da sua vida (ver Efésios 4:17-24). E, quando orar, peça a Deus que Ele lhe conceda ver mais de Cristo, pois Ele certamente será encontrado neste grande livro.

Traduzido e revisado por Mariza Regina de Souza

Related Topics: Introductions, Arguments, Outlines

Report Inappropriate Ad